Setur participa de live promovida pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo

Nesta sexta-feira (18), a Secretária de Estado do Turismo (Setur), por meio do Observatório de Turismo do Maranhão, participou da live promovida pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), via Instagram. Representando a Rede de Inteligência do Turismo do Maranhão, a supervisora de pesquisa da Setur, Hanna Coelho, dialogou com Fanny Menezes, do Observatório de Cultura e Turismo de Campo Grande, sobre as pesquisas aplicadas ao setor. A transmissão ocorreu pelo Instagram @seturmaranhao e @rbot.rede.

Os debates estão sendo realizados de forma quinzenal, ocorrendo até dezembro, sempre depois de um webinário, como forma de manter a dinâmica da RBOT durante a pandemia. O objetivo é promover o diálogo entre os observatórios, proporcionando maior interatividade entre eles, além de divulgar as ações e gerar possíveis parcerias.  “Nessa edição, vamos discutir sobre a dinâmica de cada Observatório: seu contexto histórico, planejamento estratégico, parcerias, pesquisas, estudos, materiais produzidos, além das adaptações adotadas devido à pandemia e futuros projetos de pesquisa”, explica Hanna Coelho.

Além do tema central da pauta, a live foi uma oportunidade para a troca de experiências no campo da pesquisa. “A oportunidade de se comunicar com outras redes de turismo nos leva a ampliar o leque de estudos e pesquisas já realizados no Maranhão; aprendemos novos métodos, conhecemos projetos de pesquisa diferentes, criamos parcerias, além, é claro, da oportunidade de disseminar as atividades desenvolvidas. Compartilhar esse momento com o Observatório de Cultura e Turismo de Campo Grande foi enriquecedor” acrescenta a supervisora de pesquisa, Hanna Coelho.

“É com alegria que dividimos esse momento com o Observatório do Turismo do Maranhão. A troca de informações, a harmonia das pesquisas entre as localidades – ainda que distantes, é reflexo da importância do trabalho em rede, onde juntos somos mais fortes”, destaca Fanny Menezes, coordenadora do Observatório e Chefe da Divisão de Promoção da Sectur Campo Grande.

O grupo é responsável por monitorar os impactos dos destinos turísticos, além de avaliar os andamentos das ações e nortear a criação de políticas públicas para o segmento. As pesquisas realizadas pelo Observatório são importantes para identificar as deficiências e potencialidades do turismo no município, sendo uma ferramenta relevante no auxílio para traçar ações estratégicas para o setor.

Observatório do Turismo

O Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações acerca do Turismo, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com diversas entidades como instituições de ensino, institutos de pesquisa, secretarias municipais e estaduais.

Desde 2016, é um instrumento de planejamento e gestão, disponibilizando informações e dados sistematizados que possam contribuir com o desenvolvimento turístico do estado. O objetivo das pesquisas de demandas realizadas é levantar o perfil do turista que vem conhecer o Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.