Giro de Noticias

Sessão especial homenageia a desembargadora Graças Duarte Mendes

A desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes foi homenageada nesta quarta-feira (7/8), em sessão plenária pelos desembargadores e desembargadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O presidente do Tribunal, desembargador Froz Sobrinho, anunciou a apresentação de um vídeo com vários momentos na trajetória da desembargadora Graças Duarte.

Em seguida falou dos momentos de convivência que a Corte teve com a magistrada no TJMA. “Sabemos da sua dedicação, desembargadora, pelas causas voltadas à Justiça, principalmente àquelas dos mais pobres. Além de ser desembargadora, de ser magistrada, trabalha isso na sua vida pessoal que é a dedicação aos que mais precisam’, enfatizou.

Froz Sobrinho expressou o orgulho que tem, como presidente, de fazer essa homenagem, esse reconhecimento à magistrada. “Quero retribuir todo o carinho, toda a dedicação que teve com os jurisdicionados: servidores, assessores, juízes que passaram ao seu lado e a nós desembargadores (as) que temos esse carinho diário da convivência com Vossa Excelência”, ressalvou.

No seu discurso, Froz Sobrinho desejou à magistrada muita saúde e alegria. “Aproveita esse tempo ganho ao lado dos seus familiares, das pessoas que você ama e resta meu muito obrigado por tudo, pelo carinho, acolhida e respeito, pela história compartilhada,  dedicação e pelo ensinamento que Vossa Excelência me deixa”, finalizou.

Na sequência, o presidente do Tribunal franqueou a palavra aos desembargadores e às desembargadoras, para também prestarem suas homenagens.

O Corregedor-Geral do Foro Extrajudicial (COGEX), desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos expôs que hoje é dia de homenagear uma grande mulher, guerreira, que o magistrado tem amizade por muitos anos. “É uma pessoa ímpar, que praticou muita justiça nesses longos anos que trabalhou. Vai continuar nos nossos corações e na nossa amizade. Muito obrigado. Tenha vida longa com muita saúde ao lado de sua família”, concluiu.

O desembargador Lourival Serejo destacou que a desembargadora Graças Duarte percorreu a magistratura com exemplo de integridade e dedicação, sempre enaltecendo a força que recebia da família. “Vai agora aprender a caminhar com eles, um novo caminho cheio de felicidades”, frisou.

O professor Alberto Tavares Vieira da Silva, em nome dos convidados, falou da trajetória da desembargadora Graças Duarte e que a magistrada viveu 46 anos da sua existência no cumprimento de seu dever, dedicada ao direito honradamente como exemplo para todos nós. “Desejo a ela toda a felicidade do mundo, que Deus ilumine os novos caminhos que há de percorrer ao lado de sua família. Agradeço ao desembargador Froz Sobrinho, porque a vossa convocação para mim me fez honrado, dignificado, profundamente agradecido e tenha sempre a expressão do meu apreço e do meu muito obrigado”, apontou.

A desembargadora Maria da Graça Duarte Mendes começou seu discurso agradecendo a Deus por haver lhe incluído no seu sistema para que pudesse saciar uma parcela daqueles que tem sede de Justiça. “Em 1978 quando ingressei na magistratura, me doei à Justiça de corpo e alma pois espinhosa missão de julgar é um exercício de consciência inspirado nos desígnios de Deus e alicerçado nos fundamentos da lei. Já se passaram 46 anos servindo ao Judiciário, parafraseando o poeta português, Luís de Camões que mais 46 anos serviria se não fora para tanto amor em tão curto tempo”, ressaltou.

A homenageada agradeceu à família pelo apoio. “Começo um novo ciclo de minha vida  com dedicação a todos vocês, minha família, para compensar o tempo que estive distante”, encerrou aplaudida de pé por todos os presentes na Sala das Sessões Plenárias.

HOMENAGEM

A desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes recebeu das mãos do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, placa em nome da Corte de Justiçapela sua dedicação e comprometimento nos bons serviços prestados à Magistratura Maranhense.