Plantão

SESI Itinerante é uma ação de mobilização social no Maranhão

– Contribuir para que a população maranhense menos favorecida tenha acesso a serviços de promoção à saúde gratuitos e de qualidade é um dos propósitos do SESI Itinerante, que fica até esta quinta-feira, 09/03, em Tuntum, município localizado a 370 quilômetros de São Luís.  

O Serviço Social da Indústria no Maranhão possui vários programas. Blitz SESI na Indústria, por exemplo, foca no atendimento específico ao trabalhador da indústria e contempla saúde, segurança e promoção à saúde.  

Já o SESI Itinerante – ao contrário da Blitz SESI na Indústria, foi idealizado para atender a comunidade, com foco na população com faixa salarial inferior a três salários mínimos. “O SESI Itinerante segue a linha de mobilização social do SESI”, ressaltou Diogo Lima, superintendente do SESI-MA.   

Os serviços oferecidos, como consultas com clínico geral, oftalmologista, dentista, eletrocardiograma, entre outros – são direcionados preferencialmente a pessoas como Maria Francisca e Elielma, lavradora e dona de casa, respectivamente.  

Maria Francisca foi com a irmã, dois filhos e dois sobrinhos para atendimentos com dentista e pediatra. Nesta quinta, último dia do SESI Itinerante em Tuntum, o grupo retorna para realização de exames. “Às vezes temos dificuldade para agendar as consultas porque todos ligam ao mesmo tempo”, justificou a lavradora a opção pelo atendimento durante a ação do SESI em parceria com a Prefeitura de Tuntum. 

Já a dona de casa Elielma Sousa Bezerra, que reside longe do centro da cidade, veio com os cinco filhos. Todos foram ao dentista, sendo a primeira vez do mais novo, que tem dois anos. Ela também realizou eletrocardiograma. “Fomos bem tratados pela dentista. Ela foi muito amável com os meus meninos. Pediu para retirar a chupeta do menorzinho”, falou ela, relembrando as recomendações da dentista.    

Alimentarão e saúde – O SESI Itinerante, projeto de promoção da saúde da população residente  preferencialmente em municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Maranhão, é também uma oportunidade para disseminar informações sobre alimentação saudável.  

Durante as ações como a que acontece em Tuntum as pessoas também experimentam receitas, tiram dúvidas com nutricionistas e aprendem que uma boa alimentação é fonte de saúde. 

Talos, cascas e sementes fazem parte das receitas. Nas oficinas o público aprende como usar o que tem em casa de forma mais nutritiva e a um baixo custo. Esta é uma maneira de incentivar públicos de todas as idades a se alimentar de maneira mais consciente e evitar problemas causados, por exemplo, pelo consumo excessivo de sal, gordura e açúcar.