Giro de Noticias

SES reforça importância de se vacinar contra influenza; saiba quais são os locais de vacinação.

No Maranhão, o público prioritário para vacina contra influenza soma 2,4 milhões de pessoas. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta que as pessoas do público-prioritário, ainda não imunizadas, devem buscar as salas de vacinação para que possam receber a vacina. 

“Enquanto estratégia de prevenção, a vacina também ajuda a reduzir a circulação do vírus e, principalmente, as possibilidades de complicação decorrentes da doença. Portanto, as vacinas salvam vidas mais até que antibióticos e saneamento básico. É elementar que recuperemos o hábito da vacinação, bem como da segurança que ela garante para todos””, alerta o médico infectologista, Eudes Simões.

Com a campanha, são vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

O médico infectologista, Eudes Simões, alerta também que as vacinas são seguras e que possibilitaram mais qualidade de vida para população. “Ao longo de vários séculos, a expectativa de vida era de algo em torno de 40 ou 45 anos. No entanto, na metade do século 20, quando se começou o processo de vacinação em massa, essa realidade mudou, incrementando mais de 20 anos na expectativa de vida das pessoas. Por isso, não existe nada que seja tão eficaz e igualmente seguro enquanto estratégia de saúde e na melhoria da qualidade de vida como a vacina”, afirmou. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, e os sinais e os sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas mais graves.  “Pelo fato de ter sintomatologia semelhante à Covid-19, é importante que, ao identificar os sinais, a pessoa procure atendimento médico e realize teste a fim de saber de qual vírus é para então iniciar o tratamento correto”, explicou o médico infectologista, Eudes Simões.

Na Rede Estadual, as Policlínicas Vinhais, Cidade Operária e Vila Luizão, assim como os hospitais Aquiles Lisboa e Dr. Genésio Rêgo instalou salas de imunização contra influenza. A vacina está disponível também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios. 

Locais de vacinação contra influenza na Rede Estadual

– Policlínica Vinhais
Segunda a sexta das 8h às 12h, das 13h30 às 17h, e aos sábados das 8h às 12 horas 

– Policlínica Cidade Operária
Segunda a sexta das 7h às 12h, das 13h às 17h, e aos sábados das 8 às 12 horas 

– Policlínica Vila Luizão
Segunda a sexta das 8h às 12h, e das 14h às 17 horas 

– Hospital Aquiles Lisboa
Segunda a sexta das 7h30 às 17 horas 

– Hospital Dr. Genésio Rêgo
Segunda a sexta das 8h às 18 horas.