.

SES lança “Bloco do Doador” para incentivar doação de sangue no Pré-Carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), lançará, nesta segunda-feira (6), às 9h, a campanha de doação de sangue para o período do Pré-Carnaval. Com o slogan, “Bloco do doador: antes do carnaval chegar, venha seu sangue doar”, a campanha prevê coletas externas de incentivo à doação, entre outros. 

No evento será divulgada a agenda de ações durante o período pré-carnavalesco. Na ocasião será oferecido lanche aos doadores e uma atração cultural carnavalesca garantirá a animação dos presentes.

Segundo a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, a campanha nasce da necessidade de aumento do volume de doações em resposta à maior demanda surgida pelos atendimentos no período. “Além dos atendimentos de cirurgias eletivas e de pacientes transfusionais regulares, naturalmente o Carnaval apresenta um aumento de atendimentos emergenciais. Por outro lado, menos doadores se fazem presentes. Para equacionar essa balança, convocamos também os foliões a praticar este ato de amor”, explicou.

O Hemomar integra a rede estadual da Saúde e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).