SES apresenta projeto do Inquérito Sorológico durante 4ª Reunião da CIB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou, nesta sexta-feira (17), o Projeto “Prevalência de infecção por COVID-19 no Maranhão”, durante a 4ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O Inquérito Sorológico contará com o apoio de  profissionais da saúde do estado e dos municípios, além de pesquisadores e professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A pesquisa populacional domiciliar será feita por amostragem para estimar as prevalências de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2 no Maranhão. 

“O estudo é importantíssimo para que possamos saber a real situação em que o Maranhão se encontra. Recentemente, ultrapassamos a marca dos 100 mil casos notificados, por isso o Inquérito vai nos ajudar a ter uma visão mais atualizada sobre o avanço da doença, para que através desta radiografia possamos traçar novas estratégias de enfrentamento e protocolos sanitários”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Segundo o diretor do Departamento de Biologia Molecular do Laboratório Central do Maranhão (LACEN-MA), Lidio Gonçalves Lima Neto, os municípios terão participação ativa durante a execução da iniciativa. “A coleta será feita de sangue venoso para detecção de imunoglobulinas pelo método de eletroquimioluminescência. Também esperamos identificar as unidades de saúde com laboratório em cada setor censitário, a fim de que estes possas auxiliar na centrifugação e armazenamento das amostras”, pontuou. 
Durante a reunião também foram apresentadas e pactuadas novas frentes de ações para o aperfeiçoamento da oferta de saúde pública no Maranhão, bem como questões de ordem administrativa.  

Na 4ª Reunião da CIB também foi informado aos municípios quanto a situação dos oxímetros, disponibilizados pelo projeto “Todos pela Saúde”, do Banco ITAÚ. Os aparelhos se encontram em curso com destino ao Maranhão e assim que chegarem no almoxarifado do estado será aberta uma notificação, com aviso para o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) quanto a lista de distribuição por município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.