O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Servidoras do Socorrão I participam de Ação de Saúde

Uma manhã dedicada a elas. Em alusão ao Dia do Servidor Público e Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama, o Hospital Djalma Marques – Socorrão I em parceria com o Departamento de Serviço Social e o Centro Universitário Estácio São Luís, através do curso de Serviço Social, realizou uma Ação de Saúde para as servidoras da unidade.

“Estamos comemorando mais um Dia do Servidor Público e, nada melhor do que enaltecer as nossas servidoras, um total de 1.500 servidores, a maioria são mulheres que se dedicam, se esforçam e que dão a vida para cuidar do próximo, mas precisam cuidar de si também e este momento, o Hospital Socorrão I dedica às mulheres”, ressaltou o Dr. Artur Serra, Diretor Geral do Hospital Djalma Marques.

.

Cuidar da saúde é uma atitude que deve ser tomada diariamente para evitar doenças e, claro, para manter uma vida mais equilibrada. Mas sabemos muito bem que, na maioria das vezes, devido à correria do dia a dia, as pessoas acabam esquecendo do cuidado que deveriam ter com a saúde e deixando para depois. 

“Trouxemos os serviços para cá por saber que há dificuldades para esses profissionais deixarem o local de trabalho para ir a uma consulta médica, então, é um momento para as nossas servidoras cuidarem da sua saúde”, pontuou Priscilla Marques, diretora do Departamento de Serviço Social do Socorrão I.

Para o Diretor Técnico do Socorrão I, Dr. Érico Cantanhede, as mulheres precisam fazer o autoexame, procurar assistência médica para realizar a ultrassonografia, mamografia, tudo isso para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Sabemos que a cada 8 minutos, segundo a Organização Mundial da Saúde, um caso de câncer de mama é diagnosticado e, quando descoberto precocemente, as chances de cura podem chegar a 90% através dos tratamentos propostos pela medicina”.

As atividades foram conduzidas pelas estagiárias do curso de Serviço Social da Estácio. A aluna Julyana Layane falou sobre a importância dessas ações para colocar em prática tudo que aprenderam em sala de aula. “É muito importante ter um olhar atento para as mulheres, em especial, para as servidoras. Uma experiência muito valiosa para nós futuros profissionais na área de Serviço Social”.

Durante a ação, as servidoras puderam realizar a marcação de consultas com ginecologista, exames de mamografia e atendimentos de nutrição e psicologia. “Um momento de suma importância para nós profissionais de Serviço Social poder oferecer um atendimento de qualidade como merecem essas servidoras. Nós da Estácio firmamos essa parceria junto ao Socorrão I e disponibilizamos o acompanhamento nutricional e psicológico nas clínicas da Instituição”, explicou a coordenadora do curso de Serviço Social da Estácio, profa. Emanuelle Pinheiro.