Sensibilidade bucal é comum na gravidez

Grávidas não podem ir ao dentista? Mito! Podem e devem. “Uma semana antes de descobrir a gravidez, tinha feito uma limpeza geral nos dentes, com tudo a que tinha direito no procedimento. E, no primeiro trimestre da gestação, minha gengiva ficou muito sensível. Não chegou a sangrar, mas doía quando os alimentos encostavam”, lembra Juliany Oliveira, 27, mamãe de primeira viagem, que já fazia acompanhamentos a cada seis meses antes da gestação e continuou após a descoberta.

Se você também está gestando e se identifica com o desconforto, fique tranquila: a sensibilidade nos dentes e na gengiva é normal. “A orientação médica foi que ficasse apenas monitorando. Fiquei de olho se continuaria com a mesma sensibilidade no segundo trimestre, mas não foi o caso. Além disso, como não tenho histórico de gengivite e cáries, precisei apenas manter os cuidados de antes”, conta a jornalista, que já está na última fase de espera da pequena Valentina. 

Mas, se não houver o acompanhamento necessário, a saúde da boca pode sim ficar comprometida durante a gravidez. A professora do curso de Odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís, Keiko Aramaki, destaca alguns sinais que precisam de atenção. “Devido às alterações hormonais, pode haver um maior índice de sangramento na gengiva, especialmente em caso de má higienização. Como os enjoos são comuns no início da gravidez, a mulher sente dificuldade para escovar os dentes e a língua. Porém, essa limpeza é indispensável”, alerta. 

No pré-natal odontológico, segundo Keiko, são avaliadas diversas condições: se há presença de placas bacterianas, tártaros e cáries; inflamação na gengiva; como está a qualidade da higienização e se existem lesões ou desgastes nos dentes. Por isso, fazer aquela visita periódica é essencial.  

E pensando no seu bem estar até mesmo na hora da escovação, a especialista reuniu algumas recomendações para te ajudar a ter uma experiência mais agradável. Veja abaixo. 

  1. Troque o sabor do creme dental.

Sente muita vontade de vomitar? Experimente trocar a pasta de dente por um sabor mais suave, como morango ou tutti frutti. “Sabores como menta e hortelã são fortes e geralmente pioram o enjoo”, destaca Keiko.

  1. Mude o tamanho da escova de dentes. 

Substitua escovas grandes por aquelas de cabeça pequena, com cerdas macias, para que você consiga alcançar e limpar corretamente todos os dentes. 

  1. Observe a época ideal de check-up com o dentista. 

Considerando cada caso, a época ideal de consulta com o dentista é o segundo trimestre (quarto, quinto e sexto mês). “Sempre analisando o histórico de saúde da gestante e avaliando quais procedimentos odontológicos podem ser feitos”, finaliza a professora.