Semorin reforça presença no Maranhão com ações locais e investimentos em comunicação
Marca de limpeza “Especialista em Tecidos” desponta entre as mais vendidas no Brasil em 2025 e coloca São Luís no centro da estratégia de crescimento no Nordeste
São Luís (MA), março de 2026 – A Semorin, tradicional marca brasileira de produtos de limpeza para roupas e o lar, fabricante de clássicos conhecidos há décadas pelas donas de casa como o Tira-Manchas e o Tira-Ferrugem Semorin, anuncia estratégia de expansão na região Nordeste com foco no Maranhão. A iniciativa se apoia na presença de produtos da marca na rede Mateus e contempla campanhas digital e em rádio para reforçar a eficiência diferenciada dos produtos e o reconhecimento de “Especialista em Tecidos” no mercado nacional.
A decisão em concentrar ações no estado considera o papel de cidades como São Luís e Imperatriz como polos de consumo equivalentes à de outros grandes centros. A empresa paulista, que já tem presença consolidada na Região Metropolitana de Salvador (BA), atende todos os estados do Sudeste, Sul e Distrito Federal.
“A Semorin chegou na região Nordeste pela Bahia e, agora, estamos ampliando nossa presença no Maranhão a partir de uma parceira muito importante para nós com o Grupo Mateus. Aos poucos estamos estruturando distribuição e nosso marketing para nos aproximar cada vez mais do consumidor maranhense, que tem o mesmo perfil e hábitos de compra da média nacional, priorizando custo-benefício e eficiência”, explica Victor Guerin, Vice-Presidente da empresa.
O executivo se refere ao costume de 90% dos brasileiros de realizar a limpeza doméstica com frequência mínima de uma vez por semana e associar a compra de produtos de limpeza a três critérios: rendimento, fragrâncias agradáveis e eficiência. Ainda de acordo com a pesquisa ‘O cuidado para o brasileiroFlora 2025, atualmente o hábito de limpeza também é influenciado por fatores como o aumento do tempo dedicado aos cuidados com o lar (herança comportamental da pandemia), a crescente divisão de tarefas domésticas e poder de compra.
“Hoje, 40% do público gasta mais de R$ 100 por mês em produtos e quase 80% prestam atenção às propagandas do segmento para absorver novidades e conhecer produtos que possam ser mais eficientes. Vamos entrar com campanhas para potencializar a visibilidade da marca e a interação com o consumidor. Um segundo objetivo é ampliar o mix de produtos oferecido hoje no estado e começar a trazer para as gôndolas outros produtos como o nosso icônico Tira-Ferrugem e o Limpa Couro Semorin, lançado nesse mês. Vamos levar eficiência e qualidade para a casa dos maranhenses”, explica Maurício Benatti, Diretor de Marketing da Semorin.
A fabricante, que possui quatro marcas (Semorin, Byts, Mimo e Icaraí) tem um portfólio com mais de 30 opções de produtos entre alvejantes, desengordurantes, limpadores multiuso e sabões, produtos tradicionais como o tira-ferrugem e atuais como o Limpa Air Fryer. Atualmente, a oferta na maior parte das 139 lojas do Grupo Mateus no estado está concentrada no Tira-Manchas – um dos itens mais procurado (4º lugar) pelos brasileiros nas gôndolas na hora de comprar os produtos de limpeza (vide pesquisa) – nas versões Tradicional, White (especializado para roupas brancas), Tira-Manchas em Pó Semorin, além do Alvejante sem Cloro Semorin.
Crescimento nacional entre as marcas mais escolhidas – A estratégia de fortalecimento na região Nordeste da Semorin – que está prestes a comemorar 60 anos de mercado – faz parte de um trabalho de expansão nacional em andamento. No levantamento “As 5 Mais Escolhidas 2025”, feito pela empresa Scanntech Brasil e divulgado em dezembro do ano passado, com os resultados da leitura automática de cupons fiscais em 60 mil pontos de venda de autosserviço em todo o país, a Semorin apareceu entre as marcas com maior crescimento absoluto, junto a multinacionais e gigantes do mercado de limpeza, em três categorias:
- Alvejante e Tira-Manchas – 4ª posição nacional (Semorin)
- Desengordurantes – 3ª posição nacional (BYTS)
- Sabão em Pedra – 3ª posição na Região Metropolitana de São Paulo (Semorin)
Sobre a Semorin
Fundada em 1965, a Semorin é a marca brasileira “Especialista em Tecidos”, criadora do icônico Tira-Ferrugem Semorin e de soluções completas para o lar – da cozinha ao banheiro, roupas e superfícies. Em constante evolução, a empresa ampliou seu portfólio e investe em processos industriais cada vez mais eficientes e sustentáveis, com atenção à segurança, responsabilidade ambiental e às relações de trabalho éticas em toda a cadeia. Combinando tradição e renovação, a Semorin mantém o compromisso com qualidade, eficiência e proximidade com o consumidor.
