O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

Últimas Noticias

Seminário discute desafios e soluções para ampliar proteção de crianças no Maranhão

Evento reúne gestores, especialistas e sistema de justiça para debater fiscalização e integração de políticas voltadas à primeira infância.

São Luís, 04 de maio de 2025 – Garantir direitos básicos na primeira infância ainda é um desafio em muitos municípios maranhenses, com dificuldades que vão desde o acesso a creches e serviços de saúde até a proteção contra situações de violência. Para enfrentar esse cenário, especialistas, gestores públicos e integrantes do sistema de justiça se reúnem em São Luís, no próximo dia 7 de maio, para discutir caminhos mais efetivos de proteção às crianças de 0 a 6 anos.

O debate acontece durante o Seminário Estadual da Primeira Infância: Fiscalização, intersetorialidade e proteção integral, que será realizado no Auditório Ada Valentina, na sede da Defensoria Pública do Estado, no bairro Renascença II.

Entre os principais pontos de pauta estão a fiscalização das políticas públicas voltadas à infânciae a necessidade de maior integração entre áreas como saúde, educação, assistência social e justiça. A proposta é identificar entraves na execução dessas políticas e fortalecer a atuação conjunta dos órgãos responsáveis.

Promovido pela Rede Estadual da Primeira Infância do Maranhão (REPI-MA), o encontro também prevê a repactuação entre os integrantes da rede, com o objetivo de estimular compromissos práticos e alinhar estratégias de atuação nos municípios.

A programação marca ainda os 10 anos do Marco Legal da Primeira Infância, com uma análise sobre os avanços da legislação e os desafios para sua implementação. Outro destaque é a apresentação de experiências do Piauí, reconhecidas pela articulação entre governo e órgãos de controle.

A expectativa é que o seminário contribua para qualificar a gestão das políticas públicas e ampliar a proteção às crianças na primeira infância no estado.

*Sobre a REPI-MA*

A Rede Estadual da Primeira Infância do Maranhão (REPI-MA) é uma articulação que reúne instituições governamentais, sociedade civil, setor privado e organizações de diversas áreas, com atuação conjunta na construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas à primeira infância no Maranhão.

*Serviço*
*Evento:* Seminário Estadual da Primeira Infância: Fiscalização, intersetorialidade e proteção integral
*Data:* 07 de maio de 2026
*Horário:* 8h30 às 12h30
*Local:* Auditório Ada Valentina – Defensoria Pública do Estado (Av. Júnior Coimbra, s/n, Renascença II, São Luís – MA)
*Inscrições:* gratuitas, mediante preenchimento de formulário online
*Realização:* Rede Estadual da Primeira Infância do Maranhão (REPI-MA)