O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
PlantãoÚltimas Noticias

Semana Nacional da Saúde realiza mais de 3500 atendimentos à população em São Luís

Semana Nacional da Saúde realiza mais de 3500 atendimentos à população em São Luís

A manhã chuvosa da sexta-feira (11/4) não foi impeditivo para as ações da Semana Nacional da Saúde promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Mesmo com a chuva, somente em um turno, já haviam sido realizados mais de 300 atendimentos no dia que marcou o encerramento da iniciativa. Desembargadores, juízes e juízas, reuniram-se no Parque do Bom Menino para acompanhar o último dia de atendimento à comunidade.

Ao todo, a ação do CNJ e do TJMA, a partir da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus), foram realizados mais de 3500 atendimentos à população que se dirigiu ao Parque do Bom Menino durante os dias do evento. Com uma programação diversificada, foram oferecidos serviços de consulta médica, psicólogo, saúde bucal, imunização, nutricionista, auriculoterapia, agendamento de exames, entre outros.

Equipe da Secretaria de Estado da Saúde durante o último dia de atendimentos ao público do evento

Para o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, os números demonstram que o objetivo do evento foi cumprido e, além disso, representam uma maior aproximação entre os órgãos públicos e a comunidade.

“Durante essa semana, oferecemos serviços gratuitos à população como atendimento médico, psicológico, vacinas, testes rápidos e um mutirão de conciliação no Parque do Bom Menino. São iniciativas como acesso que garantem o acesso à cidadania e bem-estar social”, frisou.

O presidente do Comitê Estadual de Saúde, desembargador Jamil Gedeon, destacou que o evento também permitiu ampliar o debate sobre mudanças legislativas, jurídicas, sociais, na saúde pública e privada e dar visibilidade às demandas de saúde no Brasil.

“No comitê, nós temos trabalhado para evitar a judicialização da saúde, e isso se concretiza por meio desses atendimentos que estamos realizando à comunidade, por meio da cultura da conciliação que está sendo difundida. A ideia é firmarmos essa parceria para além da Semana da Saúde, tornar essa ação, uma ação permanente à população”, afirmou.

Seguindo a programação, a Secretaria de Estado da Saúde foi responsável pelo último dia de atendimento no Parque do Bom Menino. O secretário Tiago Fernandes, também esteve presente no momento e comentou sobre o sucesso da ação durante a semana, a grande procura do público pelos atendimentos,especialmente as consultas médicas, que liderou entre os serviços buscados pela comunidade. Ele ressaltou ainda, o interesse em dar continuidade à parceria em outros eventos ligados à saúde.

Andréa ficou sabendo sobre a ação pela TV e aproveitou a manhã para passar no Parque do Bom Menino, com o objetivo de realizar agendamento para uma consulta com um médico gastroenterologista.

“Fui bem atendida. Essa é uma ação muito proveitosa. O que o Tribunal de Justiça está fazendo é muito bom, estão de parabéns. Se tivessem ações como essa com mais frequência, acredito que a saúde seria mais eficaz”, disse.

ACORDOS

Durante a visita, os presentes visitaram o ônibus da conciliação itinerante, que ficou estacionado no Parque do Bom Menino entre os dias 7 e 11 de abril.

Foram realizados atendimentos virtuais e presenciais, de demandas processuais e pré-processuais, relacionados à demandas de saúde, além de orientações jurídicas ao público.

Ao todo, foram realizadas 120 audiências de conciliação, garantindo 44 acordos e um total de R$829.561,67 em valores negociados.

Estiveram presentes no momento o corregedor-geral da Justiça, José Luiz Almeida; o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, José Jorge Figueiredo dos Anjos; o vice-presidente do TJMA, Raimundo Bogéa; o desembargador Lourival Serejo; as juízas integrantes do Comitê Estadual de Saúde Laysa Mendes e Vanessa Clementino; e o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, Itaércio Paulino da Silva.

ATENDIMENTOS AOS SERVIDORES DO TJMA

A Semana Nacional da Saúde também incluiu atendimentos ao público interno do Judiciário maranhense. Entre as principais atividades, destaca-se o diálogo sobre saúde mental, autocuidado, relaxamento terapêutico, orientação odontológica, nutricional e psicológica.

Foram registrados mais de 700 atendimentos ao público interno, incluindo magistrados, magistradas, servidores, servidoras, residentes e estagiários, estagiárias, colaboradores e colaboradoras do TJMA.

No sábado (12/4), em parceria com o Ceuma, para concluir a programação voltada ao público interno, também foram realizadas atividades de dança e avaliação física.O professor do curso de Educação Física do Ceuma, Eduardo Macieira, elogiou a iniciativa e a parceria entre a instituição e o TJMA.

“A boa ideia foi lançada, agora é difundir essa ideia e avançar nessa parceria em prol da saúde. Com o tempo, é possível adquirir a vivência da atividade física”, disse.