Plantão

SEMA inicia processo de elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual de Mirador

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), por meio da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas (SBAP), e a consultoria STCP Engenharia de Projetos Ltda., realizaram, no período de 09 a 15 de agosto, a atividade de reconhecimento de campo no Parque Estadual de Mirador e seu entorno. A ação é a primeira etapa do processo de elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação, e apresenta à consultoria a região do Parque, de modo a identificar preliminarmente aspectos naturais, sociais, econômicos, infraestruturas e de gestão a serem considerados durante a formulação do documento.

Na oportunidade, as equipes da SEMA e da STCP estabeleceram diálogos com importantes atores da unidade, incluindo representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Mirador, Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mirador, Cooperativa Agroecológica pela Vida do Cerrado Sul Maranhense e da empresa Agro Serra. Além disso, foram realizadas conversas com moradores situados nas regiões do Posto dos Mosquitos, Postos do Mel e Cágados, Posto do Zé Miguel e Posto da Geraldina do Parque. O objetivo foi apresentar a empresa responsável pela elaboração do Plano de Manejo e informar sobre os próximos passos do processo.

Os contatos realizados durante o reconhecimento de campo fazem parte da estratégia de construção de um plano de manejo participativo, que envolva diversos atores que possuam interação com a unidade de conservação, seja de forma direta ou indireta. Dentre as próximas etapas previstas estão a elaboração do Plano de Trabalho pela consultoria, a realização das oficinas prévias e de Plano de Manejo, que contarão com a participação de gestores do território, sociedade civil, pesquisadores e comunitários. 

O documento será elaborado com base no Roteiro Metodológico para Elaboração e Revisão de Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais, publicado no ano de 2018 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com acompanhamento pela Equipe de Planejamento da SEMA e do Grupo de Trabalho do Plano de Manejo instituído no âmbito do Conselho Consultivo da Unidade de Conservação.

O Plano de Manejo do Parque Estadual de Mirador é resultado do Acordo de Cooperação Técnica nº 08/2021, firmado entre o Estado do Maranhão, por meio da SEMA, e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), para implementação do Programa Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado (Copaíbas) no Parque Estadual de Mirador. O Programa Copaíbas consiste em uma iniciativa gerenciada pelo Funbio e executada com recursos da Iniciativa Internacional do Clima e Florestas da Noruega (NICFI), por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.