Seinc realiza workshop para orientar MPEs sobre compras públicas

Desmistificar as compras públicas e incentivar empresários locais a serem fornecedores do Estado e dos municípios. Esse é um dos principais objetivos do Workshop “A importância da Participação das Micro e Pequenas empresas nas compras governamentais dos municípios e do Estado do Maranhão”, que será realizado pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) na próxima terça-feira (25), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

O evento é uma parceria com o Sebrae Maranhão e reunirá empresários, gestores públicos, autoridades e especialistas. Pretende orientar as micro e pequenas empresas (MPEs) a participarem das compras públicas, e os municípios e o Estado a simplificarem processos, para a promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios e consequente fortalecimento da economia local. 

O secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, destaca a relevância do momento como mais uma ação do Governo do Estado de incentivo ao empreendedorismo. “Através do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Maranhão (FOPEMA), identificamos a necessidade de informar os empresários maranhenses acerca dessa oportunidade de negócio. Essa é uma missão que o governador Carlos Brandão nos deu: criar oportunidades para que as micro e pequenas empresas se desenvolvam”, afirmou Júnior Marreca.

“Faremos essa imersão na nova legislação de compras públicas e iremos dialogar com especialistas para que tanto os municípios, quanto o Estado, consigam contratar empresas locais e, assim, fazer crescer suas economias”, completou o secretário. 

A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021), sancionada em 2021, diminui as burocracias das contratações públicas e promove a competitividade, favorecendo as MPEs em alguns pontos. Além disso, pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (LC 123/2006), é assegurado aos pequenos negócios, inclusive ao microempreendedor individual (MEI) e aos pequenos agricultores, tratamento diferenciado nos processos licitatórios, como exclusividade em compras de até R$ 80 mil. No entanto, a dificuldade dos empreendedores em lidar com as regras das compras públicas e o desconhecimento sobre garantias de exclusividade previstas nas leis dificulta uma maior participação das MPEs nesse mercado.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, o workshop será um momento importante para que os empresários compreendam as vantagens dos processos de compras governamentais envolvendo micro e pequenas empresas. “Os benefícios são inúmeros e podem ajudar empresas de pequeno e médio portes a crescer e a adquirir uma reputação sólida. Alguns destas vantagens perpassam por estabilidade, transparência, segurança e aumento da reputação na efetivação dos contratos”, destacou.

No evento, o público terá a oportunidade de assistir a renomados especialistas como o Dr. Jacoby Fernandes, professor de Direito e vice-presidente da Comissão de Controle de Gastos Públicos na OAB/DF, que apresentará a palestra “A importância da Participação das Micro e Pequenas empresas nas compras governamentais dos municípios e do Estado do Maranhão”; e o consultor nacional do Sebrae, Luís Maurício Junqueira Zanin, que abordará as regulamentações e os sistemas do mercado de compras governamentais. 

Na ocasião, também será abordada a centralização das compras na administração estadual, com a apresentação da palestra “O Portal de Compras do Maranhão: uma janela de oportunidades para as microempresas e empresas de pequeno porte do Maranhão”, ministrada pela secretária adjunta de Licitações e Compras Estratégicas da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Aline Vasconcelos.