Segurança Pública discute operações integradas nos municípios da Grande Ilha

Operações integradas, troca de informações e ação conjunta das inteligências para controle da criminalidade na área Leste da Região Metropolitana de São Luís. Estes  foram os temas discutidos entre membros das polícias Civil e Militar, durante reunião, nesta quarta-feira (8), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), na Vila Palmeira. No encontro, foram alinhadas estratégias de ação conjunta que vão alcançar uma população de aproximadamente 400 mil pessoas na área.

O trabalho conjunto entre as polícias Civil e Militar prioriza planejamento para controle de crimes como o tráfico de drogas, crime organizado e medidas unificadas para redução do número de mortes violentas na região Leste. O trabalho será realizado em aproximadamente 15 bairros da capital, incluindo Coroadinho, Vila Luizão, Cidade Olímpica, Cidade Operária e São Raimundo; e parte dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. 

O plano vai reforçar o trabalho investigativo da Polícia Civil, na apuração de casos e solicitação dos mandados de prisão e buscas junto à Justiça. Serão intensificadas também operações como a Catraca, realizada em ônibus; Saturação, nos fins de semana em monitoramento de áreas com mais demanda; e outras ações para inibir o crime, realizadas pela Polícia Militar. 

“Estamos organizando operações em conjunto para situações diversas como cumprimentos de mandados, monitoramentos e ações pontuais contra o crime nessa área”, destacou o subcomandante da Polícia Militar, coronel Nilson Ferreira. 

A reunião aproxima os comandos que atuam na região a definirem operações unificadas, pontua o titular da Superintendência Especial de Investigação Criminal (Seic), delegado Augusto Barros. “O objetivo dessa atuação conjunta é obter resultados mais eficazes no combate ao crime, reduzindo os índices de violência e promovendo mais segurança à população daquela área. Teremos um cronograma fixo de reuniões para troca de informações e melhor planejamento das ações”, explica Barros.

Também participaram da reunião o comandante do Comando de Área Metropolitano (CPAM II), coronel Aritanã Lisboa, além de comandos de batalhões e companhias da Polícia Militar com atuação na área Leste. Da Polícia Civil, estiveram presentes ainda o titular da Seccional Leste, delegado Henrique Mesquita, e demais titulares de delegacias das cidades que compõem a área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.