.

Seduc realizará aplicação da avaliação diagnóstica nos municípios a partir do próximo dia 30

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, a partir do dia 30, a aplicação da Avaliação Somativa do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) nos municípios. A aplicação dos testes de Língua Portuguesa e Matemática, e também dos questionários socioeconômicos com os estudantes do 2º, 5º e 9° ano do ensino fundamental seguem até 2 de dezembro, exceto no turno de jogos da Seleção Brasileira de Futebol, durante a Copa do Mundo de 2022.

O cronograma visa promover maior mobilização dos estudantes e otimização dos processos relacionados à realização das avaliações em âmbito municipal, de modo a assegurar maior participação de todos os alunos. Em caso de contingência ou impossibilidades de aplicação das avaliações no período previsto, será possível proceder o reagendamento da aplicação com a Coordenação Regional do Seama, devendo, neste caso, serem realizadas, impreterivelmente, até o dia 7 de dezembro de 2022.  

O período de seleção e recrutamento de aplicadores acontece até este sábado (26), e a capacitação ocorrerá nessa segunda-feira (28). A aplicação de questionário online para professores de Língua Portuguesa, Matemática e gestores escolares também acontecerá dia 30 de novembro e segue até o dia 2 dezembro. A devolução dos materiais de aplicação na sede da Unidade Regional de Educação (URE) será no dia 9 de dezembro.

Os resultados da Avaliação do Seama – Edição 2022 serão utilizados para fins de composição dos cálculos do índice de Desenvolvimento da Educação do Maranhão (IDE).

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação da Avaliação da Unidade Regional de Educação ou com a Supervisão de Avaliação Educacional – Pedro Alcântara, por meio do contato: (98) 98849-6401, ou pelo endereço de e-mail: supave@edu.ma.gov.br