Sedes promove caminhada em alusão ao dia de combate ao trabalho infantil

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, neste domingo (12), na Avenida Litorânea, uma passeata em alusão à campanha de combate ao trabalho infantil. 

No local, estiveram presentes servidores da Sedes e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Participação Popular (Sedihpop), onde realizaram a entrega de folhetos informativos sobre a causa, além de rodas de bate-papo sobre a importância do combate ao trabalho infantil.

O secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, frisou a importância dessa iniciativa. “Essa campanha contra o trabalho infantil deve ser contínua, devemos lutar contra isso todos os dias. Hoje, 12 de junho, estamos aqui relembrando a população dessa violação dos direitos da criança e do adolescente que, infelizmente, ainda segue presente na nossa sociedade. Porém juntos podemos mudar essa realidade”, afirmou o secretário.

O secretário adjunto de Assistência Social da Sedes, Luiz Borralho, pontuou sobre a campanha. “Essa ação de hoje estimulou a conscientização da população sobre essa causa. O 12 de junho foi criado com o intuito de nos relembrar sempre de cuidar das nossas crianças e adolescentes, pois o trabalho infantil é crime”, ressaltou Borralho.

Sobre o 12 de junho

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

“Proteção social para acabar com o trabalho infantil” é o tema da campanha nacional deste ano.