Sedes inicia capacitação para profissionais que atuam nos Restaurantes Populares

Para garantir o bom funcionamento da maior rede de Restaurantes Populares do Brasil, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN) iniciou, nesta quinta-feira (2), os cursos de capacitação para os gestores dos Restaurantes Populares do Estado. As oficinas finalizaram nesta sexta-feira (3), no Espaço Orienta Consultoria, no bairro Renascença, em São Luís.

Para o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, que esteve presente na abertura do evento, a capacitação visa aprimorar os serviços ofertados nos Restaurantes Populares. “É necessário sempre primar pela qualidade do prato e inovar no cardápio. Essa capacitação vai somar muito aos nossos objetivos, além de garantir um serviço bom para toda a população que utiliza os Restaurantes Populares”, pontuou.

Segundo o subsecretário da Sedes, Lívio Corrêa, que também esteve na abertura, as capacitações garantem a qualidade na execução da política de segurança alimentar e nutricional no Estado. “Esse momento é importante, pois reunimos e capacitamos os profissionais que garantem a perfeita execução dessa política fundamental para milhares de famílias espalhadas pelo Estado. Dessa forma, visamos continuar progredindo com esses equipamentos no Maranhão”, afirmou.

O evento também contou com a participação do Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 11ª Região (CRN11), Ribamar Mendes, que frisou a importância de iniciativas como essa para promover a conscientização e excelência nos serviços promovidos pelo Estado. O Conselho representa os Estados do Maranhão, Ceará e Piauí.

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, ressaltou sobre a importância da política de segurança alimentar e nutricional. “A segurança alimentar é um direito humano, fundamental. O acesso regular a este direito, permanente e de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades, precisa ser visto com mais atenção pela população. Essa oficina vai ajudar muito o nosso trabalho com essas pessoas que tanto precisam”, esclareceu.  

Nessa etapa participarão das capacitações os gestores dos restaurantes populares, que irão aprender a aprimorar as competências funcionais, operacionais e de controle higiênico-sanitário. Com esse trabalho, os funcionários estarão habilitados para garantir alimentos de qualidade, e assim promover a segurança alimentar e nutricional, para além da produção e distribuição de refeições a um baixo custo para aos usuários.

Vale evidenciar que a Sedes realizou durante todo o mês de maio oficinas de capacitação para todos os profissionais que integram a gestão dos Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito da Educação alimentar e nutricional e segue ampliando a sua rede para melhorar ainda mais seus serviços.