Sedes apresenta mapa estratégico de melhorias para Programa de Aquisição de Alimentos

Melhorias na produção, na produtividade e no fornecimento do leite foram alguns dos pontos destacados no mapa estratégico de fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite, apresentado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). 

A reunião teve a participação do vice-governador Carlos Brandão e de membros da Rede de Desenvolvimento Territorial do Maranhão (Redetema). 

O programa é coordenado pela Sedes e busca suplementar a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da distribuição gratuita do leite. Além disso, o PAA Leite incentiva a produção leiteira dos agricultores familiares, fortalecendo o setor produtivo local e a agricultura familiar.

De acordo com o secretário Márcio Honaiser, o mapa contém estratégias de fortalecimento do programa no Maranhão para o ano de 2021 para que famílias beneficiárias continuem recebendo um alimento de qualidade e para que os produtores continuem fornecendo o leite a contento para o Governo do Estado.

“Listamos alguns pontos e elaboramos um plano de execução para a melhoria do programa, desde a monitoração dos preços do leite, até a distribuição do produto e a fidelização dos produtores, sempre contando com os outros órgãos parceiros da Redetema. Acreditamos que, juntos, vamos continuar prestando um serviço de qualidade para a população maranhense, ajudando os produtores rurais e alimentando a população com leite de qualidade”, afirmou o secretário. 

Dentre os pontos discutidos, estão a ampliação de práticas sustentáveis na cadeia produtiva do leite; o monitoramento de preços e volume de insumos; a organização dos produtores; a melhoria da capacidade produtiva e tecnológica, a estruturação de recepção e beneficiamento do leite. 

“Com isso, acreditamos que vamos garantir a eficiência no processamento e distribuição do leite, além de garantir a produção o ano inteiro, contando sempre com nossos amigos e parceiros da Redetema”, acrescentou Marcio Honaiser. 

Redetema

A Rede de Desenvolvimento Territorial do Maranhão (Redetema) foi instituída pelo Governo do Estado em parceria com empresas privadas. A rede tem o objetivo de integrar e potencializar as ações de governo e de entidades não governamentais. A Sedes faz parte da Redetema, junto com outros órgãos estaduais, secretarias de Estado, universidades e representantes da Vale.