Secretário da Agricultura Familiar visita áreas produtivas e participa da comercialização, através do Procaf, em São José de Ribamar

Na manhã desta quarta-feira (27), o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Diego Rolim, esteve na comunidade Santa Maria, em São José de Ribamar, para visitar áreas produtivas dos agricultores familiares e acompanhou a entrega de 01 tonelada de frutas, verduras e hortaliças orgânicas para o Banco de Alimentos do Governo do Estado. Os alimentos são produzidos pelos agricultores (as) familiares e comercializados por meio do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf).

O Procaf foi criado pelo Governo do Estado e é executado pelo Sistema SAF, permitindo a compra de produtos da agricultura familiar por dispensa de licitação. É um programa que compra de quem produz e distribui para quem precisa.

Durante a visita, os agricultores relataram a importância do Procaf na execução das atividades da agricultura familiar.

Seu Antônio Henrique, da Associação Beneficente dos Moradores do povoado Santa Maria, conta que já colocou produtos fora por falta de mercado. “Estava desanimado e pensei em fechar minha horta porque não tinha mercado. Com a chegada do Procaf na nossa comunidade tudo melhorou. Hoje estou animado para produzir, porque sei que tudo que eu cultivar já tenho mercado garantindo para comercializar. Só peço que esse programa continue porque é a salvação para muitas famílias que trabalham com hortas”, declarou o agricultor.

A agricultora Maria Eliane lembra que antes do Procaf a produção estragava no canteiro. “Com a chegada da SAF na nossa comunidade tudo melhorou. Estamos participando das feiras no Detran, na SAF, aqui em São José de Ribamar, e comercializamos também através do Procaf. Agora, quanto mais a gente produz melhor”, pontuou.

O secretário Diego Rolim visitou as áreas produtivas das famílias e participou da entrega da produção para o Banco de Alimentos. “Foi com muita satisfação que conheci a Associação de Moradores do povoado Santa Maria. Aqui constatamos uma produção maravilhosa e com alimentos saudáveis. É com muito orgulho que estamos fazendo a aquisição desses alimentos, via Procaf, e doando para o Banco de Alimentos onde muitas famílias em situação de vulnerabilidade social serão beneficiadas”, enfatizou o gestor. 

Daniela Arraes, coordenadora do Banco de Alimentos do Governo do Estado, destaca a importância do programa no combate à fome. “Para nós é super importante quando a gente é acionado pela SAF para receber alimentos do Procaf. A gente depende de doações, e essa doação da agricultura familiar, enquanto política de segurança alimentar, é maravilhosa porque a a gente pega diretamente dos produtores da nossa terra e leva diretamente para famílias que estão precisando”, destacou.