Secretário-chefe da Casa Civil visita Hospital da Ilha

O secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, realizou visita ao Hospital da Ilha, no Turu, neste sábado (9). A unidade hospitalar teve inaugurada sua primeira etapa no início deste mês e seguem obras para sua conclusão. Parte da unidade está em funcionamento e os serviços em andamento seguem avançando. O hospital será o maior de urgência e emergência do Maranhão, quando estiver totalmente concluído.

“Por determinação do governador Carlos Brandão, realizamos essa visita ao Hospital da Ilha para acompanharmos o andamento desta grande obra. Visitamos vários setores que estão em fase de andamento das obras, para que a gente possa, em menor tempo possível, colocar o hospital para funcionar em sua totalidade. Os serviços estão em ritmo avançado e, brevemente, esta unidade estará disponível para atender ao povo do Maranhão, sendo o maior e mais preparado hospital da cidade”, disse o secretário Sebastião madeira.

Acompanhado de outros secretários de Estado e equipe técnica, Madeira esteve em setores do Hospital da Ilha, onde seguem as obras de construção e finalização de algumas etapas. Ele também conheceu estruturas da unidade que já estão em funcionamento e constatou as boas condições de atendimento à população, com equipamentos de última tecnologia, que estão disponíveis na unidade hospitalar.

A primeira etapa do Hospital da Ilha conta com 59 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI adulto, 14 leitos de observação e 4 de estabilização, além de Centro Cirúrgico com 6 salas de cirurgia e 11 leitos de Recuperação Pós Anestésica (RPA). O hospital vai atender São Luís e demais cidades da Região Metropolitana, desafogando atendimentos em unidades como os Socorrões I e II. 

A unidade hospitalar vai ofertar também serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico com Raio-X, ultrassom, ECG, endoscopia e tomografia. A unidade também vai contar com o serviço de hemodiálise para tratamento de pacientes internados. Inicialmente, a unidade vai receber pacientes transferidos de unidades públicas de saúde, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos. 

Com a finalização de todas as etapas da obra, o Hospital da Ilha contará com 118 leitos de enfermaria e 66 de UTI, além da primeira ala exclusiva para tratamento de queimados do Maranhão, serviço de hemodinâmica e ressonância.

Estavam presentes à visita, os secretários de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Aparício Bandeira Filho, de Saúde (SES), Tiago José Mendes Fernandes, o ex-secretário de Infraestrutura Clayton Noleto e o deputado federal Rubens Pereira Junior.