Secretaria de Saúde realiza capacitação para enfermeiros e motoristas sobre a Covid-19

A Prefeitura de Davinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou nesta sexta-feira, 17, no auditório do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no hospital de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) capacitação de enfermeiros e motoristas para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19, a doença causada pelo vírus Sars-CoV2.

O secretário de Saúde, Adriano Lopes, assinalou a importância do treinamento e os cuidados que os profissionais de saúde devem ter desde a entrada na recepção até o manejo do paciente no isolamento. O paciente suspeito deve ser orientado a higienizar as mãos e ser imediatamente afastado dos demais pacientes na unidade de saúde.

“Temos orientado sobre a necessidade de higienização das superfícies usadas pelos pacientes e sobre o uso adequado dos EPIs pelos profissionais de saúde em todos os postos de saúde e no SPA”, reiterou o secretário de Saúde.

O motorista de ambulância Rogério Martins considerou a iniciativa bastante louvável, pois os profissionais da saúde receberam orientações dos procedimentos de biossegurança para o transporte do paciente suspeito até os hospitais de referência da Covid-19 em Imperatriz. “Já tivemos o primeiro caso de Coronavírus confirmado em Davinópolis, conforme o boletim epidemiológico divulgado pelo Governo”, disse.

A médica emergencialista Geysa Higino detalhou que o SARs-CoV2 foi descoberto em dezembro do ano passado na China, mas que o primeiro caso registro no país foi no dia 26 de fevereiro, de um homem procedente da Itália. Ela esclareceu enfermeiros, motoristas e demais servidores da saúde sobre os procedimentos que devem ser adotado em biossegurança para o pronto atendimento do paciente suspeito da Covid-19.

“Temos participado ativamente de videoconferência para capacitação de médicos de todo país, pois entendemos que a segurança de cada é individual, ou seja, cada um tem utilizar equipamento de proteção individual para evitar contaminação”, concluiu.