Secretaria de Saúde prorroga inscrições do curso de capacitação na área da Saúde do Trabalhador

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) prorrogou as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador, resultado de um Convênio de Cooperação Técnico-Financeiro com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), unidade que irá ofertar o curso.  As inscrições, que começaram no dia 1º de outubro e se encerrariam no último dia 20, foram prorrogadas até o dia 25 de outubro. 

O chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da SES, Luciano Mamede, explica que a secretaria resolveu prorrogar as inscrições no intuito de possibilitar a todos os municípios a ampla participação. 

“Já tivemos mais de 500 inscrições, porém, um amplo cadastro reserva vai ser realizado para garantir a possibilidade de inserção de todos os municípios. E isso fará com que o pleno objetivo do curso seja alcançado, que é a participação do maior número de regiões do estado possível”, destaca Luciano Mamede. 

Oferecido na modalidade Ensino à Distância (EAD), o curso tem carga horária total de 200 horas e deve capacitar 400 profissionais. A capacitação formará técnicos capazes de desenvolver ações de inspeção e fiscalização sanitárias, aplicar normatização relacionada a produtos, processos, ambientes, inclusive o do trabalho e serviços de interesse da saúde. Além de investigar, monitorar e avaliar riscos e danos à saúde e ao meio ambiente, bem como desenvolver ações de controle e monitoramento de doenças e endemias. 

O primeiro módulo terá carga horária de 100h e contará com as seguintes cadeiras: Ambientação em EaD; Saúde, Ambiente, Trabalho e Ética; Princípios do SUS; e Vigilância em Saúde. Já no segundo módulo, também com carga horária de 100h, serão ministradas as cadeiras de Legislação aplicada à Saúde do Trabalhador; Indicadores em Saúde do Trabalhador; Inspeção em Saúde do Trabalhador; e Seminário Integrador. 

Para realizar a inscrição, o candidato precisa atender a alguns pré-requisitos, entre eles, possuir de diplomas de nível médio e/ou superior, ser estudante de curso das áreas da saúde ou ter relação direta ou indireta com a política de saúde do trabalhador e também ter alguma habilidade em informática. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro, através do link https://seletivo-ead-saude-trabalhador.saude.ma.gov.br/ .