Secretaria de Estado da Saúde recebe homenagem durante solenidade de entrega do Prêmio Magno Cruz
Como parte da programação da Semana Estadual de Direitos Humanos, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) realizou nesta quinta-feira (10) a solenidade de entrega do Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos, que está em sua segunda edição.
A homenagem especial desta edição do prêmio foi concedida a Secretaria de Estado da Saúde (SES), representada pelo secretário Carlos Lula e representantes da equipe multiprofissional da SES, pelo trabalho desenvolvido na prevenção e tratamento da Covid-19 no Maranhão.
“O SUS deu resposta à pandemia. A todos os trabalhadores da saúde que estiveram diretamente envolvidos no combate à Covid-19, só posso dizer que não tenho como agradecê-los, pois, muita gente não faz ideia do que eles viveram. Ainda assim conseguimos dar uma ótima resposta, nosso sistema não entrou em colapso. Em doze semanas fizemos treze hospitais, contabilizando a entrega de mais de um hospital por semana”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, ressaltou o importante papel do SUS durante a pandemia, em especial no Maranhão. “Essa é a nossa homenagem e nosso agradecimento a toda equipe do Sistema Único de Saúde que muito se doou no combate à pandemia da Covid-19. Um dos mais belos e generosos exemplos de dedicação pela vida humana”, disse.
Representando os profissionais da rede estadual de saúde estiveram na solenidade o farmacêutico e secretário adjunto de Atenção em Saúde (SAAS/SES), Carlos Vinicius Ribeiro; a enfermeira e superintendente de Assistência à Saúde da SES, Josélia Alves; o médico e diretor geral do Hospital Carlos Macieira (HCM), Edilson Medeiros; o médico e diretor clínico do Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Marcus Granjeiro; a assistente social Maria Madalena Barbosa; e a psicóloga Maria Bernardete Mondego.
Semana Estadual de Direitos Humanos
A Semana Estadual de Direitos Humanos ocorreu em alusão ao 72º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, neste ano, trouxe como tema “Pandemia, Vacina e Direitos Humanos: #TodosOsDireitosImportam”.