Governo lança novo Mapa Interativo de Balneabilidade

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) lançou, nesta quinta-feira (10), o Mapa Interativo de Balneabilidade. O novo produto foi desenvolvido pela Superintendência de Monitoramento e Planejamento da SEMA e permite acessar as condições de balneabilidade das praias do litoral norte da Ilha de São Luís.

Com a nova ferramenta, também é possível encontrar as perguntas mais frequentes e link para os boletins de balneabilidade da Região Metropolitana de São Luís, que são semanalmente atualizados pela Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, com o novo mapa interativo é possível selecionar os marcadores para obter mais informações sobre o ponto desejado, como local de referência e período amostral.

De acordo com o Superintendente de Monitoramento e Planejamento da SEMA, Breno Joca, à medida que novos relatórios de balneabilidade do Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da SEMA forem emitidos, a plataforma será atualizada. O superintendente informou ainda que as amostras são coletadas respeitando a periodicidade semanal e a tábua da maré, processadas no laboratório da Secretaria.

“O portal será, sem dúvida, uma grande ferramenta de interação entre a SEMA e a população, pois o número de smartphones conectados durante um dia normal é muito maior que o número de placas de sinalização de balneabilidade, logo levamos a informação ao público de forma mais próxima. Sendo esse mais um método de comunicação entre o monitoramento e o público em geral”, ressaltou.

O mapa está armazenado no site da SEMA na parte de serviços.

Balneabilidade

A análise de balneabilidade avalia a qualidade dos corpos d’água para a recreação de contato primário. A SEMA, através do seu Laboratório de Análises Ambientais (LAA), é responsável pelos estudos técnicos e fiscalização da balneabilidade das praias da Ilha de São Luís. 

O monitoramento obedece aos padrões estabelecidos na Resolução nº 274/2000, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).