Sebrae e Governo fazem balanço positivo de ações e reafirmam parceria na realização Feira do Empreendedor

Com o objetivo de fazer um balanço das parcerias já realizadas junto ao Governo do Estado do Maranhão e traçar o caminho para outras, a diretoria executiva do Sebrae Maranhão, composta pelo Diretor Superintendente, Albertino Leal, o Diretor Técnico, Mauro Borralho e a Diretora de Administração e Finanças Rachel Jordão, liderados pelo presidente do Conselho Deliberativo da instituição no estado, Raimundo Coelho, esteve reunida na manhã da última segunda-feira (21), com o governador Flávio Dino, que estava acompanhado do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia (SEINC), Sérgio Sombra.

Dentre as parcerias firmadas entre Sebrae e Governo do Maranhão, está o Programa Cidade Empreendedora, que tem levado por intermédio da Seinc, uma série de soluções empreendedoras para 53 municípios, o que tem contribuído para a melhoria do ambiente de negócios nestas cidades.

“Em seu segundo ciclo e com apenas seis meses de execução, o Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae em 53 municípios, por meio da parceria com o Governo do Estado do Maranhão, já está mudando a realidade, melhorando o ambiente legal e proporcionando mais oportunidades e competitividade para os pequenos negócios maranhenses. Apresentamos hoje ao governador Flávio Dino um balanço do que já foi realizado e o que ainda está previsto para execução. E são dados exitosos que comprovam o sucesso desta parceria, que tem contribuído para com o desenvolvimento do estado, por meio do empreendedorismo”, afirmou o diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Foram também apresentadas às ações do Programa Maranhão Mais Empreendedor, parceria com o Governo por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). A parceria é inédita no país e vai atender 1.500 pequenas empresas no território de influência do Porto do Itaqui, com soluções de inovação e gestão empresarial.

“Com as ações do programa, negócios formais instalados na área de abrangência da EMAP receberão apoio para fortalecer suas práticas gerenciais, de forma contínua, com o objetivo de alcançar níveis mais elevados de produtividade e competitividade. O objetivo do Sebrae é proporcionar melhorias da gestão e competitividade desses 1500 pequenos negócios formais de São Luís, por meio da adoção de melhores práticas gerenciais e de um conjunto de soluções com vistas ao alcance de níveis mais avançados de produtividade e competitividade mediante o desenvolvimento da cultura de melhoria contínua”, comentou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae no Maranhão, Rachel Jordão.

Outra pauta da reunião, foi a Feira do Empreendedor, maior evento de empreendedorismo do Brasil, executado pelo Sistema Sebrae em todos os estados brasileiros. Esse ano o Maranhão realizará a 10ª edição local, primeira do país no formato presencial após o início da pandemia.

“Evento tem o propósito de estimular o empreendedorismo no estado, oferecendo uma programação técnica que une exposição de ideias e tendências de negócios, orientações e serviços gratuitos para quem quer empreender e quem já empreende, conexões entre empreendedores de todo o estado e várias partes do país e muito conhecimento por meio de palestras, oficinas, cursos e painéis”, destacou o diretor técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.

FEIRA DO EMPREENDEDOR

O governador Flávio Dino destacou a parceria exitosa com o Sebrae, como exemplo citou o sucesso das ações do Cidade Empreendedora. Flávio Dino também confirmou a presença do Governo do Estado na Feira do Empreendedor 2022, considerando que o evento é mais uma ação de grande importância para o fortalecimento do empreendedorismo no Maranhão.

“Ao longo do tempo, com o Sebrae e com o setor empresarial, sempre mantivemos o diálogo e parceria. Importantes ações foram implementadas para beneficiar todos os segmentos empresariais. Mais um evento será feito e podem contar com nossa parceria”, afirmou o governador Flávio Dino.  

Na ocasião, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Energia, Sérgio Sombra, que também é conselheiro do Sebrae, explicou a forma de atuação do Governo estadual em apoio ao empresariado maranhense, em especial às Micro e Pequenas Empresas.

“O Governo do Estado sempre trabalhou com muita parceria com o setor privado. Os resultados dos incentivos fiscais a novos empreendimentos, o apoio aos pequenos negócios, o portal Empresa Fácil e tantos outros investimentos mostram que umas das prioridades da gestão atual é fomentar o crescimento das empresas maranhenses, promover o empreendedorismo e dar mais oportunidades aos trabalhadores”, explicou.

“A Feira do Empreendedor, por meio da parceria com o Sebrae, será mais uma oportunidade de estreitarmos esse diálogo e compartilhar com os cidadãos os resultados exitosos do Governo do Estado em prol de um ambiente de negócios cada vez mais atrativo”, completou o Sombra.

AÇÕES REALIZADAS

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado, Raimundo Coelho, o  momento foi destinado principalmente para agradecer ao Governo do Estado por todas as ações realizadas em parceria com o Sebrae.

 “Parcerias executadas por meio da Junta Comercial, da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o Cidade Empreendedora e o Programa Maranhão Mais Empreendedor têm permitido o Sebrae levar os benefícios de soluções empreendedoras a diversos territórios do Estado do Maranhão. E agora, mais uma vez Sebrae e Governo do Estado juntos, em uma ação tão importante para o desenvolvimento econômico do estado, principalmente considerando esse momento de retomada, que é a realização da Feira do Empreendedor, parceria confirmada pelo Governador Flávio Dino. E temos certeza de que será mais uma ação exitosa e fecha sua gestão como governador do Estado com chave de ouro”, pontuou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho.