Sebrae e Governo do Maranhão anunciam edital para financiamento de projetos inovadores com foco na Amazônia

Estão abertas, até o dia 7 de novembro, as inscrições para a seleção de projetos de inovação para o Programa Inova Amazônia – Módulo Tração, regulamentado pelo edital Sebrae/Confap nº 01/2023. Os selecionados receberão consultorias, capacitações e mentorias, uma bolsa de R$ 6,5 mil durante o período de seis meses, além de participarem de eventos do setor de inovação. O total do investimento é de R$ 780 mil.

A chamada é fruto de parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Governo do Maranhão, que fará a execução do módulo por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

O objetivo da iniciativa é fortalecer startups a partir do uso sustentável dos recursos naturais da biodiversidade. “Buscamos alavancar negócios inovadores de base tecnológica em nosso estado, contemplando aqueles negócios em que haja confluências de necessidades, prioridades e estratégias do Maranhão”, destacou o presidente da Fapema, Nordman Wall acrescentando que o edital tem como foco uma startup ou empresa com um produto, processo ou serviço de bioeconomia.

O edital é voltado exclusivamente para micro e pequenas empresas (pessoas jurídicas) que estão em operação. As equipes devem inscrever propostas para novos produtos, serviços, ou ações de beneficiamento. Serão selecionados até 20 projetos no Maranhão.

A chamada, segundo destacou o gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Maranhão, César Guimarães, vem somar com um conjunto de ações empreendidas na região, que terão reflexo na inovação na Amazônia. 
“Trata-se de excelente oportunidade de acelerar soluções inovadoras, em fase de tração, que tem o bioma amazônico como foco. Esse bioma nos apresenta várias oportunidades de negócios a partir do conceito ‘empreender deixando a floresta em pé’. E o Sebrae vem apoiar esses empreendedores numa forte jornada de conhecimento, contatos e até mesmo com subsídio para que esses negócios possam ser fortalecidos e ter sucesso”, pontou César Guimarães.

Os segmentos econômicos da bioeconomia contemplados no edital são: alimentos; agricultura; aquicultura e pesca; bebidas; biocombustíveis; bioenergia; bioplásticos e embalagens; casa e construção; ecodesign; ecoturismo; farmoquímico e farmacêutico; fitoterápicos e nutracêuticos; florestas; higiene, perfumaria e cosméticos; indústria têxtil e moda; química e novos materiais; e tecnologia da informação e logística.

Submissão de propostas

As propostas para o Módulo Tração poderão ser submetidas a partir de 7 de novembro no link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia

No âmbito da Amazônia participam, ainda, com editais próprios, em parceria com o Sebrae, as fundações dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.