.

SEAP recebe comitiva de Minas Gerais e apresenta Políticas Penitenciárias

Entre os dias 07 e 09 de junho, a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP-MA) recebeu, em São Luís, a comitiva formada por membros da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP-MG), entre eles o secretário Rogério Greco.

O objetivo da visita institucional foi conhecer as Políticas Penitenciárias realizadas no Maranhão nas áreas de gestão, segurança, modernização e humanização, reconhecidas como referência em todo o país. 

O encontro contou com uma vasta programação, realizada em dois dias na capital. Nela, destaca-se a reunião institucional com o secretário da SEAP, Murilo Andrade, e equipe responsável da Secretária para apresentação das Políticas Prisionais do Maranhão, inicialmente, na sede da SEAP e logo após, no Complexo Penitenciário de São Luís.

Finalizando a visita, foi apresentado para a subsecretária de Gestão Administrativa e Logística e Tecnologia, Ana Luísa, e o diretor-geral do Departamento Penitenciário (DEPEN/MG), Rodrigo Machado, os programas educacionais que estão sendo trabalhados em prol da formação educacional dos internos e, também, os profissionalizantes, como a produção de blocos sextavados. 

Além disso, também foi realizado, na sede da SEAP, palestra com o secretário da SEJUSP-MG, Rogério Greco, que abordou o surgimento e crescimento das facções criminosas e a violência urbana no Brasil.

De acordo com o Secretário da SEAP, Murilo Andrade, é uma imensa alegria compartilhar os resultados positivos conquistados pelo Maranhão com outros Estados. “É extremamente importante as visitas institucionais, que tem como objetivo apresentar e compartilhar experiências positivas. Isso com certeza, concretiza e legitima os esforços do Governo do Estado do Maranhão e da SEAP, para a implementação de políticas que realmente venham a impactar e transformar a vida dos internos que cumprem pena no sistema penitenciário e da própria sociedade”, disse.