Seap e duas empresas maranhenses recebem certificação nacional do Depen

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e mais duas empresas parceiras foram certificadas com o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional. A honraria é dada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), aos setores que realizam trabalhos relevantes com foco na efetiva reinserção social de custodiados. 

Além da Seap, foram contempladas com o Selo as empresas Lençóis Maranhense Lavanderia Industrial e a A. Araújo da Silva Comércio Eireli, por contratarem para seu quadro profissional pessoas privadas de liberdade, cumpridores de alternativas penais e egressos do sistema prisional, colaborando, assim, para a reintegração social dessas pessoas. 

“O Selo Resgata é uma premiação nacional, em reconhecimento e também para dar visibilidade a essas empresas, que estão contribuindo para a reintegração social dessas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade”, conta o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira. 

Para serem premiadas, as empresas cumprem requisitos como desenvolver iniciativas que contribuam para modificar a realidade socioeconômica das pessoas em privação de liberdade e egressos e proporcionar ambiente de trabalho salubre e compatível com as condições físicas do preso trabalhador.

A oportunidade de trabalho contribui para a ressocialização e também para a dignidade, resgata a autoestima e dá condições para subsistência pessoal e de sua família. Neste 3° Ciclo, foram 432 instituições inscritas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.