Giro de Noticias

Saúde e Educação lançam Campanha de Incentivo à Vacinação no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançaram, nesta terça-feira (11), a Campanha de Incentivo à Vacinação no Maranhão, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da vacinação e atualização da carteira vacinal. A campanha foi lançada durante o Webinar VacinAção pela Vida, transmitido pelo canal da Seduc no YouTube.

A ação dos dois órgãos do Governo do Estado tem como foco o incentivo à multivacinação. A proposta é elaborar, de forma conjunta, estratégias que possam reduzir o percentual de crianças e adolescentes não-vacinadas, bem como ampliar o diálogo com familiares e redes de apoio sobre a importância da atualização da caderneta de imunização.

“As equipes da Educação e da Saúde se integram de uma forma uníssona nessa política pública tão importante, que é a vacinação. Este ato revela de forma muito basilar o modelo de governança do governador Carlos Brandão, de integração interinstitucional de diversos órgãos, irmanados na perspectiva de cuidar das pessoas. A Educação é uma política estruturante, capaz de dar capilaridade para que as demais políticas possam se efetivar e, nesse sentido, podemos trabalhar a conscientização das comunidades escolares, das famílias, sobre a importância da vacinação. Portanto, conclamamos a todos os profissionais da escola e da Educação para que se envolvam nesse processo de mobilização pelo ato de vacinar”, destacou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, ressaltou a importância das ações interinstitucionais e da informação para sensibilizar pais e responsáveis. “Enquanto gestores, é urgente que enfrentemos esse grande desafio de mãos dadas a fim de alcançarmos o maior número de crianças e jovens vacinados. As ações da campanha incluem a sensibilização dos pais e educadores com a informação de qualidade, que salva vidas”, enfatizou Tiago Fernandes.

O encontro contou com a participação de gestores Regionais da Saúde; profissionais da Atenção Primária à Saúde; representantes dos Conselhos de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (COSEMS) e Estadual de Saúde (CES); coordenadores municipais de imunização; gestores e Diretores das Regionais de Educação; articuladores estaduais e regionais (GAEMs); articuladores do Pacto Regionais e Municipais (APRs e APMs); bem como equipes gestores e técnicos da Educação e Saúde Estadual. O webinar integra uma agenda de atividade que tem como foco o incentivo à multivacinação no estado.

Entre as estratégias da campanha, está o diálogo com pais e responsáveis, professores e gestores de escolas estaduais; e o fortalecimento da atualização da caderneta de vacinas com atividades em escolas e Centros Socioeducativos, nos dias 17 e 18 de outubro.

Dados

Em 2022, a cobertura vacinal em crianças de zero a um ano foi a menor se comparada aos últimos cinco anos. De todas as vacinas disponíveis, apenas com a BCG o Maranhão alcançou o percentual de 51,27%. Com as demais, a cobertura não chega a 50%. O Programa de Imunização no Brasil disponibiliza mais de 45 imunobiológicos de forma gratuita, distribuídos em salas de imunização nos 217 municípios maranhenses.