SÃO LUÍS – MPMA realizará ação de coleta de sangue

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Seção de Saúde Funcional, realizará, no dia 25 de janeiro, das 9h às 15h, uma ação de coleta de sangue para contribuir com o abastecimento dos estoques do Hemomar. A ação será realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, no Calhau, e é aberta a membros, servidores e ao público em geral.

No ano passado, o Ministério Público do Maranhão realizou algumas ações para estimular a doação de sangue, tanto incentivando que membros e servidores fossem ao Hemomar quanto trazendo a equipe de coleta para a Procuradoria-Geral de Justiça. “Todos nós precisamos contribuir para aumentar o estoque de sangue, principalmente com a proximidade do Carnaval. Assim, convocamos membros, servidores e a população em geral para que doe sangue aqui na PGJ, no dia 25, porque doar sangue salva vidas”, destaca o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.

DOAÇÃO

Cada bolsa doada corresponde a 450ml de sangue, ato solidário que pode salvar até quatro vidas. Além disso, a doação voluntária garante ao doador uma declaração de dispensa do trabalho no dia e uma folga laboral para os próximos 12 meses.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50kg, estar bem alimentado e não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60.