SÃO LUÍS – MPMA premia estudantes em concursos de desenho e poesia
O Ministério Público Estadual, por meio do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Cidadania (CAO-DHC), premiou na manhã desta terça-feira, 24, os vencedores dos concursos de desenho e poesia, realizado com alunos do Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (Cejol), localizado no Centro de São Luís. A atividade integra o projeto “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as drogas?”, cujo objetivo é prevenir o uso indevido de drogas.
O nome e teor do projeto serviram de tema para os trabalhos concorrentes. Como forma de preparação, os alunos participaram de oficinas de produção textual, sob a orientação de professores. Foram premiados os três melhores trabalhos de cada categoria. Os vencedores receberam kits de livros educativos.
Na área da poesia, o texto vencedor foi “Estrelas, drogas e escolhas”, de autoria de Márgila Regina Caires Viana, da turma 102. A aluna vencedora na categoria desenho foi Isabele Santos Pinheiro, da mesma turma, com o trabalho “Você é o mestre do seu destino, não às drogas”.
Mais de 100 alunos participaram da atividade e, ao final, assistiram à palestra, ministrada pela coordenadora do CAO-DHC, promotora de justiça Cristiane Maia Lago.
“Esse projeto visa contribuir com a diminuição do índice de criminalidade, considerando a presença da droga em crimes violentos, como homicídios e roubos, que ocasionam insegurança na sociedade”, declarou a representante do MPMA.
Na ocasião, também foi criado na escola o Conselho Escolar sobre Drogas, cumprindo outro objetivo do projeto, que é orientar sobre a implementação das políticas públicas sobre drogas.
POEMA VENCEDOR
“Estrelas, drogas e escolhas”, de Márgila Regina Caires Viana
No céu noturno, onde drogas e estrelas dividem o mesmo espaço, dúvidas escritas em astros, incertezas desenham o traço para o fiasco. Incertezas que nem deveriam existir,
mas infelizmente estão sempre a persistir.
As estrelas são símbolos de sonhos a perseguir,
enquanto as drogas são asterismos a se iludir,
ou para alguns, um meio de fugir.
Mas então, como uma luz em meio à vastidão,
seja a estrela que brilha com constância e fulgor,
ou um cometa que se apaga sem rumo e sem valor.
Então, decida se o melhor é ser a estrela que traça o seu próprio caminho,
ou um buraco negro que se perde no vazio, sempre sozinho.
Seja a constelação que traça um curso brilhante,
não deixe as drogas serem a sombra constante.
Lembre-se, as drogas podem até ser estrelas cadentes passageiras,
mas você é a estrela que brilha por uma vida inteira.