SÃO LUÍS – MPMA organiza grupo para doação de sangue ao Hemomar

Um grupo do MPMA dirigiu-se ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), na manhã desta quinta-feira, 16, para realizar doações a fim de ampliar o estoque de bolsas de sangue aos pacientes que fazem hemoterapia e para suprir a demanda nos hospitais durante o carnaval.

Os integrantes do grupo, formado por 16 servidores e o promotor de justiça Fernando Berniz, que representou o órgão ministerial, passaram por triagem clínica, lancharam e doaram.

Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade (em caso de não ser doador, a idade limite para doar é de 60 anos), ter mais de 50 quilos e não ter ingerido álcool na noite anterior, recomenda-se também estar bem alimentado (todos recebem lanche antes de doar). Menores de idade podem doar somente acompanhados pelos pais.

A doação voluntária garante ao doador uma declaração de dispensa do trabalho no dia e uma folga laboral para os próximos 12 meses.

Para a chefe da seção de saúde funcional do Ministério Público do Maranhão, Thatya Marinho, é muito importante contribuir com essa campanha. “Já é quarta vez que faço doação de sangue, três delas em campanhas do MPMA. Ficamos sabendo que os estoques estão baixos e nessa época de carnaval a demanda aumenta muito. É um ato de amor e de humanidade doar sangue”, afirmou.

CAMPANHA DE DOAÇÃO

A campanha em prol do Hemomar, iniciada na última sexta-feira, 10, pretende chamar a atenção sobre o baixo estoque de sangue e o risco de interrupção de atendimento para emergências, cirurgias e pacientes que realizam hemoterapias.

Além do MPMA, a campanha tem a parceria da Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de São Luís e apoio do Governo do Estado.

No Ministério Público, a campanha de doação de sangue está sendo coordenada pela Secretaria para Assuntos Institucionais. Uma das ações foi a disponibilização de uma central de atendimento para garantir o deslocamento de quem tiver dificuldade de se dirigir ao Hemomar. O agendamento pode ser feito das 8h às 15h, pelos números 3219.1654 e 99122.8373.