Giro de Noticias

São Luís ganhará mais uma unidade interligada

Uma reunião coordenada pela juíza coordenadora do Núcleo de Registro Civil da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, Jaqueline Caracas, definiu a instalação de mais uma unidade interligada de Registro Civil de Nascimento em São Luís. O serviço será oferecido na Maternidade Luíza Coelho, que faz parte da rede privada de saúde da capital.

A magistrada ressaltou que a iniciativa faz parte da mobilização realizada em todo o Estado, em cumprimento à Lei 12.662/2012, para que todos os estabelecimentos de saúde que realizam partos implantem o serviço. Disse ainda, que além do cumprimento da norma, é necessário assegurar o acesso pleno à cidadania, o que só é possível a partir permitido a partir do Registro Civil de Nascimento.
 
Condição similar a de outras capitais, São Luís é a cidade maranhense com a maior quantidade de estabelecimentos de saúde que realizam partos e também a com maior número de nascimentos. Atualmente as maternidades Nossa Senhora da Penha e Natus Lumine já funcionam no formato de unidade interligada, além de postos que ainda funcionam no formato antigo e que deverão ser convertidos ao novo modelo.

Durante o encontro, ficaram estabelecidas as etapas necessárias para implantação, o que exige formalização do convênio, disponibilização de espaço físico, estrutura e treinamento de pessoal. Também ficou acertado o trabalho de conscientização das famílias que buscam a Maternidade, para que os pais sejam orientados e levar a documentação no dia do parto.

Participaram da reunião a cartorária da 3ª Zona de Registro Civil, Idália Nascimento; a advogada da Maternidade, Fernanda Mendonça; as coordenadoras de Enfermagem e de Atendimento da Maternidade, Klyssea Abreu; Érika Vieira, respectivamente.