“São João no Bairro” movimenta comunidades Morada do Sol e Ribeira, no fim de semana
No último fim de semana, o “São João no Bairro”, realizado pela Prefeitura de São Luís em diversos pontos da cidade, voltou a movimentar a Zona Rural. As comunidades Morada do Sol (Maracanã) e Ribeira, receberam as festividades com muita alegria.
“Estamos levando cultura com o nosso ‘São João no Bairro’, levando para as nossas comunidades o que temos de melhor na nossa cultura, descentralizando o nosso São João, fazendo com que a nossa maior festa chegue a todas as pessoas”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que compareceu aos eventos acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.
Na Morada do Sol, no sábado (11), a programação começou com a dança do boiadeiro Forasteiro Country e teve ainda o Baile de Caixa, com uma variedade de estilos como o cacuriá e o bumba meu boi. A festa seguiu com o boi Encanto do Olho D’água, dança portuguesa Arte Brilho de Lisboa, sediado na comunidade e fundado em 2017.
A dona de casa Maria Cristina Costa, de 37 anos, assistiu todas as atrações e elogiou a programação da Prefeitura. “Eu nasci em Pinheiro e moro há menos de um ano aqui na comunidade. Adorei todas essas danças e roupas que encheram nossos olhos. É uma alegria tá aqui hoje podendo assistir tantas apresentações lindas”, comemorou a moradora.
Também prestigiaram esta edição do “São João no Bairro”, a vice-prefeita, Esmênia Miranda e dos secretários municipais Igor Almeida (Secom), Carlivan Braga (Semeped), Maco Duailibe (Secult) e Henrique Almeida (adjunto da Secult), Felipe Falcão (Semit), Bruno Costa (Semurh), Diego Rodrigues (Semad), subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo, além dos vereadores, Marlon Botão (PSB) e Ribeiro Neto (Patriota).
Ribeira
Já no domingo (12), foi a vez do bairro Ribeira receber os festejos juninos. O grupo Raízes de Portugal abriu a noite, seguida pelo grupo Cowboys de Ouro, que reúne jovens de vários bairros da Zona Rural de São Luís, como Vila Itamar, Ribeira, Maracanã e bairros adjacentes.
A terceira apresentação da noite foi o boi Brilho da Ilha. A dança Portuguesa Império de Bragança, da Vila Sarney, Boi de Axixá e Forró Bom Demais, fecharam a apresentação na Ribeira.
A estudante de biomedicina, Bianca Santos, de 25 anos, disse que estava na expectativa do São João na Ribeira desde que o anúncio foi feito nas redes sociais da Prefeitura. “Eu estou na expectativa para assistir às apresentações dos bois desde que vi que as atrações viriam pra cá, eu achei a iniciativa excelente e estou bem empolgada”.
A programação do “São João no Bairro” seguirá pelos próximos dias na Ilhinha, Estiva, Cidade Olímpica, Vila Luizão e Cohatrac. Os eventos contam com apoio de profissionais que garantem toda a organização e segurança da população. A Prefeitura de São Luís mantém equipes da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Blitz Urbana, bem como de equipes do Consultório na Rua e agentes de limpeza trabalhando durante os festejos.