O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Salas de Leitura são inauguradas em escolas de São Luís e Bacabeira

Quatro escolas públicas de ensino médio em São Luís e duas no município de Bacabeira ganharam salas de leituras nesta semana, fruto do projeto Rotas e Redes Literárias, iniciativa da Fundação Vale, desenvolvida em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Também serão agraciadas nos próximos meses duas escolas em Arari, e três em Santa Rita.

No total, foram doados os mobiliários e 5.011 livros para compor o acervo de 11 salas de leitura na primeira etapa do projeto, sendo um livro por estudante matriculado. O projeto Rotas e Redes Literárias contribui para a implementação de políticas publicas de promoção do livro e da leitura através da estruturação das salas de leitura das escolas e do Farol do Saber, localizado em Arari; a ampliação do acervo de livros das salas de leitura nas escolas; formação da comunidade escolar para a gestão do espaço e promoção das capacidades leitoras dos estudantes.

Foram premiadas as iniciativas de promoção do livro, da leitura e da literatura desenvolvidas nas 11 escolas públicas de Ensino Médio dos municípios maranhenses beneficiados pelo projeto Rotas e Redes Literárias. A premiação é de R$ 3 mil na forma de incentivo para cada escola contemplada.

“Investir na educação, para a Fundação Vale, é proporcionar oportunidades para uma vida melhor e mais digna. Ampliar repertórios e ter contato com a literatura é fundamental no processo de aprendizagem. A parceria com a Secretaria Estadual de Educação, no projeto Rotas e Redes Literárias, está colaborando para a ampliação do acesso ao livro e leitura aos estudantes do Maranhão”, destacou Marcus Finco, gerente do Território Norte da Fundação Vale.

Para Adelaide Diniz, superintendente da Rede de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), esta entrega é significativa: “Esses espaços de leitura são fundamentais para o crescimento dos estudantes, para as práticas escolares e o apoio a todo o trabalho docente e gestão de sala de aula para que, de fato, ocorra a aprendizagem”.

Ciclo Saúde
As iniciativas da Fundação Vale que geraram melhorias à comunidade também chegaram à área da Saúde esta semana, em São Luís, por meio do Programa Ciclo Saúde, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Três Unidades Básicas de Saúde da região Itaqui-Bacanga – Centro de Saúde Vila Bacanga, Centro de Saúde Vila Embratel e Centro de Saúde Valdecy Eleuteria Paraíso – receberam equipamentos e mobiliários, a exemplo de balanças até 200 kg, aparelhos de pressão infantil e adulto, mesa para exame clínico, sonar, oftalmoscópio, otoscópio, cadeiras, mesa infantil para brinquedoteca, tablet e computador.

Outras cinco unidades também foram contempladas e receberão equipamentos e mobiliários, já entregues à Secretaria Municipal de Saúde como parte do primeiro lote. As entregas foram acompanhadas por representantes da Fundação Vale e da Vale, pela comunidade local, por conselheiros de saúde, agentes comunitários de saúde e os profissionais das equipes dessas UBS, que também receberam uma placa marcando que a unidade é participante do Programa Ciclo.

O projeto tem como iniciativa quatro eixos de atuação: instrumentos de apoio aos profissionais de saúde para aprimoramento do diagnóstico e do atendimento à comunidade; mobiliários e equipamentos voltados a criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento de ações educativas; mobiliários e equipamentos voltados a melhorar a qualidade do ambiente de trabalho; e equipamentos para informatização da UBS.