Saiba o que funciona durante os dias de folia do carnaval

Com uma grande programação, o Carnaval do Maranhão, realizado pelo Governo do Estado, começa na noite desta sexta-feira (9) com vários shows na Avenida Litorânea. A festividade muda a rotina da cidade e conforme o calendário do Executivo Estadual, os órgãos públicos terão ponto facultativo na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14), sendo mantidos os serviços essenciais.

O funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) segue normalmente. Já as Policlínicas terão expediente normal durante o sábado de carnaval (10), funcionando das 7h ao meio-dia, e voltando a atender na quinta-feira (15). O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) estará fechado na terça-feira, mas terá expediente das 7h30 às 12h na segunda e das 13h30 às 18h na quarta-feira.

O Shopping da Criança suspenderá o atendimento na unidade de São Luís nesta sexta-feira (9) e retomará o expediente na quinta-feira (15). Na unidade de Bacabal, o funcionamento será realizado normalmente até o meio-dia de sábado e retomado na quarta-feira.

Nas unidades do Viva Procon, o atendimento será suspenso de sábado até quarta-feira. Contudo, os consumidores poderão formalizar qualquer denúncia nesse período pelo aplicativo Viva Procon ou informar pelas redes sociais @proconmaranhao.

O funcionamento dos parques ambientais geridos pela Secretaria de Estado de Governo (Segov) será mantido durante o carnaval, com exceção do Parque São João Paulo II, que ficará fechado ao longo do feriado. Também não haverá expediente nas casas de cultura da rede estadual.

Quanto à segurança pública, serão mantidos os plantões de polícia ao longo de todo o período do feriado, com retorno do expediente nas delegacias a partir de quinta-feira. Ressaltando que, durante o carnaval, o policiamento ostensivo será reforçado, especialmente nos circuitos da folia.