Saiba como preparar um delicioso Croissant

O croissant é um tipo de massa folhada francesa, em formato de meia-lua, feito de farinha, açúcar, sal, leite, fermento, manteiga e ovo para pincelar, combinando perfeitamente com frios ou até mesmo cremes doces, como o de avelã ou amêndoa. Para esta receita foi usada a farinha de trigo tradicional Renata, que deixa seu croissant ainda mais macio e crocante. 

Ingredientes:

Para a massa:

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Tradicional Renata;

1 colher (chá) de fermento biológico seco;

1 colher (café) de sal;

2 colheres (sopa) de açúcar;

1/3 xícara de água;

1/3 xícara de leite;

1 colher (sopa) de manteiga;

Para folhar:

150 g de manteiga sem sal;

Para pincelar:

1 gema de ovo.

Modo de preparo:

Em um bowl adicione a farinha, o fermento, o sal, o açúcar, e misture bem. Após isso, adicione a água e o leite, e por último coloque a manteiga.

Amasse a massa até ela ficar homogênea, depois disso sove bem, embrulhe-a com o plástico filme, deixando descansar por 30 min em temperatura ambiente. Depois de meia hora, leve a massa para gelar por 1 hora. Em paralelo, arrume sobre um plástico fatias da manteiga, formando uma placa. Cubra com plástico e passe o rolo para deixar uma placa uniforme. 

Após 1 hora, abra a massa, colocando a placa de manteiga por cima, tome cuidado para não rasgar, e dobre como um envelope. Repita o processo por 3 vezes e não esqueça de fechar bem. Por fim, embrulhe a massa com plástico filme e leve para gelar.

Após esse processo, abra novamente a massa e corte triângulos, enrole formando o croissant e coloque em uma forma untada com manteiga. Depois disso, deixe fermentar por 2 horas. O próximo passo é pincelar com a gema e levar para assar em forno preaquecido a 180°C, deixando até dourar.