.

Sagrima entrega sementes em Balsas, Pastos Bons, João Lisboa e Cidelândia

A Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) entregou, ao longo desta semana, nos municípios de Balsas, Pastos Bons, João Lisboa e Cidelândia, sementes a agricultores familiares e pequenos agricultores, por meio do Projeto Mais Sementes e Mudas, do Governo do Maranhão. A ação teve a participação do secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, José Antônio Heluy. 

A ação é realizada em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). Nesta sexta-feira (18), as entregas foram nos municípios de Grajaú e Presidente Dutra; no sábado (19), em Barra do Corda e Belágua.

Ao todo, foram entregues mais de quatro toneladas de sementes de arroz, milho e feijão nas regiões, com o objetivo de fortalecer a agricultura e intensificar a produção das culturas. 

O Projeto Mais Sementes e Mudas busca, ainda, incentivar a produção de grãos, hortaliças e frutas, aumentando a área plantada e a produtividade média dos agricultores familiares e pequenos produtores nos municípios maranhenses.

Os eventos estão sendo realizados em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Agricultura, além das associações e sindicatos de agricultores e produtores rurais.

No tempo certo

“Nossa maior preocupação é fazer as sementes chegarem às mãos dos produtores na época própria para o plantio, evitando qualquer tipo de comprometimento na colheita. Esta é a determinação do governador Carlos Brandão para Pastos Bons, Balsas, João Lisboa, Cidelândia, Grajaú e todos os municípios maranhenses pelos quais ainda iremos passar”, afirmou o secretário Heluy.

O prefeito de João Lisboa, Vílson Soares, destacou a parceria do Governo do Estado e da Sagrima com a Prefeitura e a Câmara Municipal para apoiar o homem do campo. “A entrega desta sementes é um gesto de incentivo ao produtor rural, principalmente os pequenos, que são a grande maioria aqui em João Lisboa”, frisou o prefeito.

O prefeito de Cidelândia, Fernando Teixeira, elogiou o trabalho executado pelo Governo do Estado. “O governador Carlos Brandão está de parabéns por este importante incentivo à produção rural, principalmente por toda a assistência técnica que envolve o programa e pelo lançamento e entrega das sementes terem acontecido em tempo hábil”, ressaltou.