O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Inmeq/MA recebe equipamentos e treinamento para fiscalização e prevenção de acidentes com fiação elétrica

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), somente no ano de 2022 foram registrados, no estado, 185 incêndios em residências, 32 incêndios em apartamentos e 106 em estabelecimentos comerciais, a grande maioria em decorrência de problemas envolvendo a fiação elétrica. Para coibir o uso de fiação irregular e evitar acidentes, o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) recebeu, nesta terça-feira (25), a doação de equipamentos para auxiliar na fiscalização de fios e cabos elétricos.

Os equipamentos foram doados ao Inmeq/MA pelo Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel/SP), em cerimônia realizada no Auditório do Edifício João Goulart, no Centro de São Luís.

O presidente do Inmeq/MA, Eliel Gama, recebeu as novas ferramentas das mãos do presidente do Sindicel/SP, Ênio Rodrigues. Além de doar os equipamentos, o presidente do Sindicel/SP ministrou treinamento aos colaboradores do Inmeq/MA, sobre prevenção de acidentes com fiação elétrica.

“O Sindicel vem apoiando todos os órgãos delegados do Inmetro para gente conseguir tirar do mercado produtos totalmente fora de conformidade. Um cabo elétrico pode causar um acidente gravíssimo em uma casa, em um hospital, uma creche, uma cidade. O nível dos produtos que a gente encontra hoje no mercado é péssimo”, alertou Ênio Rodrigues.

O Inmeq é um braço executivo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) no Maranhão. Cabe ao órgão vinculado ao Governo do Maranhão verificar e fiscalizar instrumentos de medição, produtos pré-medidos, produtos têxteis, veículos transportadores de produtos perigosos, entre outros serviços.

Mais segurança

Para o presidente do Inmeq/MA, Eliel Gama, com os profissionais treinados e munidos dos equipamentos adequados para averiguação de possíveis irregularidades em redes elétricas, haverá redução na comercialização de fiação considerada pirata e mais segurança para consumidores e comerciantes.

“No mercado hoje temos uma grande proporção desses materiais piratas que podem causar incêndios e aumentam o consumo de energia. Nem todos têm condições de fazer essa averiguação e o Inmeq/MA vai oferecer também ao setor produtivo esse tipo de serviço”, detalhou Elio Gama.

Foram doados ao Inmeq/MA um microhmímetro, para medir a qualidade de resistências elétricas, e alicates para corte dos fios. Representando o governador Carlos Brandão, o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, participou do evento, destacando a importância de fiações elétricas de qualidade para garantir a segurança da população e evitar a comercialização irregular de fiação elétrica.

“O governo está recebendo equipamentos para medição da qualidade dos cabos elétricos, materiais importantes para a construção de prédios. O Inmeq tem essa função de fiscalizar instalações e prevenir acidentes”, comentou Sebastião Madeira.

Também participaram do ato de entrega dos equipamentos, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Instituto de Defesa do Consumidor e Cidadão do Maranhão (Viva/Procon).