Giro de Noticias

Roda de Conversa reúne servidores para dialogar sobre envelhecimento saudável

Como parte da programação em homenagem ao Dia da Pessoa Idosa no Brasil, celebrado no último sábado, 1º de outubro, o Departamento Médico de Assistência aos Servidores, em parceria com a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), promoveu nesta quarta-feira (05), o projeto roda de conversa com o tema “Envelhecimento na contemporaneidade”.

O evento, realizado na Sala de Atos, serviu para reflexões e discussões na sociedade atual sobre a pessoa idosa se faz necessário por ser o envelhecimento compreendido como um direito, conforme explicou a assistente social da Câmara de São Luís, Karoline Rocha.

“Foi uma iniciativa importante que serviu para uma abordagem sobre o envelhecimento saudável, além de compreendê-lo enquanto um direito social. Precisamos entender esse processo que é uma realidade mundial. A população idosa vem crescendo com o passar dos anos e, para que possamos entender os direitos referentes à pessoa idosa, é necessário que todos tomem ciência deles e tenham conhecimento sobre as formas de acesso a eles”, frisou.

A assistente social Érica Costa, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Políticas Públicas pela mesma instituição, fez a apresentação do tema.

Segundo ela, a dinâmica da roda de conversa foi muito interessante, pois a atividade chama os servidores a refletirem sobre perspectivas para o envelhecimento saudável.

“Além de chamar os servidores a refletirem sobre perspectivas para o envelhecimento saudável, a atividade foi fundamental para avaliarmos nossas atitudes com relação aos idosos”, destacou.

Érica Costa que também é coordenadora do curso de especialização em Gestão Social de Políticas Públicas da Universidade CEUMA e pesquisadora dos temas: Reestruturação Produtiva, Ato Infracional, Assistência Social, Questões Geracionais, Questões de Gênero e Questão Social, afirma que é de grande importância ações como essas para a conscientização de todos.

“É de suma importância que façamos mais ações como essas, pois é através desses espaços como hoje, que também promovemos conscientização e mostramos para a sociedade que existe uma luta, uma integração desses grupos e que existem direitos que precisam ser respeitados e garantidos”, completou.

A servidora Débora Paiva, lotada na Secretaria Financeira, explicou que além de promover reflexões e discussões, a iniciativa serviu para integrar os servidores e servidoras da Câmara, visando valorizar e estreitar o relacionamento com os colaboradores da Casa, além de entreter o público interno que atua no legislativo.

“A temática teve uma abordagem muito interessante sobre o envelhecimento na contemporaneidade, mas o evento serviu para integrar os servidores da Casa, visando valorizar e estreitar o relacionamento com os colaboradores, além de entreter o público interno que atua no legislativo”, concluiu.