Roda de Conversa reúne servidores para dialogar sobre envelhecimento saudável
Como parte da programação em homenagem ao Dia da Pessoa Idosa no Brasil, celebrado no último sábado, 1º de outubro, o Departamento Médico de Assistência aos Servidores, em parceria com a Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), promoveu nesta quarta-feira (05), o projeto roda de conversa com o tema “Envelhecimento na contemporaneidade”.
O evento, realizado na Sala de Atos, serviu para reflexões e discussões na sociedade atual sobre a pessoa idosa se faz necessário por ser o envelhecimento compreendido como um direito, conforme explicou a assistente social da Câmara de São Luís, Karoline Rocha.
“Foi uma iniciativa importante que serviu para uma abordagem sobre o envelhecimento saudável, além de compreendê-lo enquanto um direito social. Precisamos entender esse processo que é uma realidade mundial. A população idosa vem crescendo com o passar dos anos e, para que possamos entender os direitos referentes à pessoa idosa, é necessário que todos tomem ciência deles e tenham conhecimento sobre as formas de acesso a eles”, frisou.
A assistente social Érica Costa, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Políticas Públicas pela mesma instituição, fez a apresentação do tema.
Segundo ela, a dinâmica da roda de conversa foi muito interessante, pois a atividade chama os servidores a refletirem sobre perspectivas para o envelhecimento saudável.
“Além de chamar os servidores a refletirem sobre perspectivas para o envelhecimento saudável, a atividade foi fundamental para avaliarmos nossas atitudes com relação aos idosos”, destacou.
Érica Costa que também é coordenadora do curso de especialização em Gestão Social de Políticas Públicas da Universidade CEUMA e pesquisadora dos temas: Reestruturação Produtiva, Ato Infracional, Assistência Social, Questões Geracionais, Questões de Gênero e Questão Social, afirma que é de grande importância ações como essas para a conscientização de todos.
“É de suma importância que façamos mais ações como essas, pois é através desses espaços como hoje, que também promovemos conscientização e mostramos para a sociedade que existe uma luta, uma integração desses grupos e que existem direitos que precisam ser respeitados e garantidos”, completou.
A servidora Débora Paiva, lotada na Secretaria Financeira, explicou que além de promover reflexões e discussões, a iniciativa serviu para integrar os servidores e servidoras da Câmara, visando valorizar e estreitar o relacionamento com os colaboradores da Casa, além de entreter o público interno que atua no legislativo.
“A temática teve uma abordagem muito interessante sobre o envelhecimento na contemporaneidade, mas o evento serviu para integrar os servidores da Casa, visando valorizar e estreitar o relacionamento com os colaboradores, além de entreter o público interno que atua no legislativo”, concluiu.