Rivaldo: “Erros individuais colocaram PSG em posição desvantajosa”

A vitória do Manchester City sobre o Paris Saint-Germain pela semifinal da Liga dos Campeões da UEFA representa uma vantagem importante, mas o futebol apresentado pelo time francês indica que a segunda partida será de muita emoção, na opinião do craque Rivaldo. Em entrevista à Betfair.net, ele comentou também o empate entre Real Madrid e Chelsea na outra semi do torneio.

Outros temas abordados por Rivaldo na entrevista foram a participação dos clubes brasileiros nas duas competições continentais – CONMEBOL Libertadores e Sul-Americana -, a insistência de Real Madrid e Barcelona na formação da Superliga e ainda o pedido de demissão do técnico argentino Ariel Holan no Santos. 

PSG poderia ter conseguido um placar muito melhor

“Tivemos as partidas de ida das semifinais da Liga dos Campeões essa semana e o PSG acabou cedendo uma virada contra o Manchester City enquanto anfitrião”, comentou Rivaldo. “Mas como eu costumo dizer, esse tipo de decisão tem 180 minutos e ainda falta a segunda parte, então, eu estou certo de que o time francês ainda acredita numa virada, especialmente tendo em conta que tem Neymar, Kylian Mbappe e Angel Di Maria para fazer diferença no jogo lá na Inglaterra.”

“Na verdade, eu penso que o PSG fez um grande primeiro tempo e mereceu sair na frente do placar, porém teve dois descuidos fatais no segundo tempo que permitiram ao City tomar a dianteira da eliminatória”, disse Rivaldo. “O time inglês só cresceu na partida após empatar o desafio, então, ficou a ideia de que o PSG poderia ter conseguido um placar muito melhor nessa partida, e por isso certamente continuará acreditando que é possível seguir adiante na competição.”

“Mas o futebol é assim mesmo, e quando o City parecia por baixo acabou fazendo dois gols. Agora, o mesmo poderá acontecer no jogo de volta, mas em sentido contrário, por isso, embora o time de Guardiola esteja em vantagem, nada está ainda decidido.

Experiência do Real Madrid pode valer mais uma Final de Champions

Na outra semifinal da Champions League, Real Madrid e Chelsea empataram na capital espanhola. “O Chelsea traz vantagem mínima da partida de ida após empate de 1×1, porém essa vantagem é menor considerando que não haverá torcida em Londres”, declarou Rivaldo à Betfair.net. “Então, eu considero que essa eliminatória está totalmente em aberto e quem sabe a experiência superior do Real Madrid nesses jogos de decisão pode acabar fazendo a diferença no final.”

“Karim Benzema voltou a ser decisivo para o time merengue empatando a partida num grande movimento dentro da área, e sua atual capacidade de definir junto do gol o torna um jogador crucial para as ambições do time de Zidane”, afirmou o craque brasileiro. “Ele é um atacante muito completo, pois além dos gols que faz também é muito bom em assistências para seus companheiros através da sua grande qualidade técnica, e acaba sendo um jogador realmente decisivo no time espanhol.”

Barça e Real Madrid ligados à Superliga Europeia por questões financeiras

O presidente do Barcelona, Juan Laporta, reforçou essa semana que o clube continua dentro da Superliga Europeia, apesar do recuo de 10 clubes envolvidos inicialmente. “Embora seja notório que a decisão final só poderia ser tomada após ouvir os sócios do clube, eu considero que essa insistência nessa nova liga se deve somente a questões financeiras”, avalia Rivaldo.

“Como tem sido visível durante esse período de pandemia, tanto Barcelona como Real Madrid revelaram publicamente suas dificuldades financeiras, inclusive negociando reduções salariais com seus jogadores”, lembrou o embaixador da Betfair.net. “Então, sem dúvida que a razão mais válida para uma Superliga Europeia seria o dinheiro.”

“Mas eu acredito que esse projeto não terá futuro, pois os torcedores não querem que isso aconteça e é difícil combater seus próprios fãs e sócios. Honestamente, e embora o Barcelona ainda esteja dentro do assunto, eu desvalorizo um pouco essa posição do clube pois não estou imaginando que essa nova competição possa ir adiante no futuro por ser uma desconsideração por todos os outros clubes que ficariam de fora dessa elite.”

Grêmio é meu favorito brasileiro na CONMEBOL Sul-Americana

Sete times brasileiros disputam a fase de grupos da Copa Sul-Americana. “Nesse grupo se destacam clubes tradicionais como o Grêmio e o Corinthians, porém, eu me inclino mais para o lado do Tricolor Gaúcho, por ter um elenco consolidado que não sofreu grandes mudanças”, comentou Rivaldo em entrevista à Betfair.net.

“O Corinthians é um time de grande tradição, mas não vem vivendo bons momentos nos últimos anos e eu acredito que o clube ainda vive um período de reorganização tanto dentro quanto fora do gramado, então, talvez seja um pouco cedo para retornar já à briga pelos títulos continentais.”

“Assim, e com todo o respeito pelos outros seis clubes em competição, eu fico com o Grêmio como aquele time que mais chance tem de poder levar o título da Sul-Americana em 2021”, afirmou o craque.

Galo não pode ser desprezado na briga pela CONMEBOL Libertadores

“Nesse começo de campanha na Libertadores há três times brasileiros que estão mostrando mais sua força. Falo do Palmeiras, Flamengo e São Paulo, porém, também acredito que o Atlético Mineiro tem um elenco suficientemente forte para entrar nessa briga”, afirmou o embaixador da Betfair.net, Rivaldo. 

“O time onde agora brilha Hulk tem investido muito em seu elenco e com certeza terá fortes argumentos para batalhar por um título que conquistou em 2013.”

“O Palmeiras teve ali uma fase complicada perdendo duas competições numa semana, porém o time está voltando à sua melhor forma novamente. O Fla continua com um time muito forte e normalmente estará na briga pelo título, e o São Paulo de Crespo vem brilhando nesse começo de temporada e tem a mescla de juventude e experiência necessárias para fazer grande campanha”, disse Rivaldo na entrevista.

Neymar precisa da Copa do Mundo para silenciar críticas no Brasil

“O Neymar tem uma carreira que fala por si, tanto ao nível de clubes como na seleção brasileira, no entanto, ele continua recebendo críticas em seu próprio país e fica difícil entender por que razão isso continua acontecendo”, afirmou o craque Rivaldo.

“Ele é um fantástico jogador e uma referência do futebol brasileiro em todo o mundo, mas isso é algo que sempre acontece no Brasil e eu também sofri um pouco com isso.”

“As coisas só melhoraram para mim quando consegui conquistar a Copa do Mundo de 2002, pois desde aí o reconhecimento do povo brasileiro foi muito maior, então, enquanto ex-jogador e atual torcedor da seleção só posso desejar que o Neymar possa guiar o Brasil ao título da Copa do Mundo no Catar em 2022.”

“Só assim ele poderá calar definitivamente seus críticos no Brasil. Nós somos um povo exigente pois sempre fomos dos melhores do mundo jogando futebol, e nossa tolerância sempre fica mais curta do que noutros países”, avalia o camisa 10 da Copa de 2002.

Saída de Ariel Holan é o espelho do futebol brasileiro

Na entrevista à Betfair.net, Rivaldo analisou o pedido de demissão do técnico argentino Ariel Holan no Santos: “O novo técnico do Santos Ariel Holan pediu demissão pouco tempo após assumir o comando do clube por conta da grande hostilização de que vinha sendo alvo por parte da torcida santista. Esse é mais um exemplo de que no futebol brasileiro você não tem tempo de montar um projeto de médio prazo, pois se os primeiros resultados não aparecerem a pressão será tanta que o presidente dificilmente resistirá a uma mudança técnica”.

“Nesse caso, até foi o próprio treinador a pedir para sair, mas mesmo que não o fizesse talvez dentro de umas semanas ele fosse demitido pelo presidente por causa da grande pressão da torcida.”

Rivaldo acha que nesse caso a experiência internacional não poderia ser aplicada facilmente no cenário local: “Comenta-se muito que o futebol brasileiro deveria adotar as boas práticas da Europa no que diz respeito a dar tempo aos técnicos para fazerem seu trabalho, no entanto, nossa cultura é diferente e os torcedores muito mais exigentes, então fica difícil fazer essa mudança de estratégia entre os clubes brasileiros”, finalizou o craque, embaixador da Betfair.net.