Ritmo de contágio da Covid-19 permanece há um mês abaixo de um 1 na capital

O ritmo de contágio da Covid-19 continua em retração na capital e no Estado do Maranhão. Atualmente, ambos se encontram abaixo de 1, ou seja, cada pessoa contaminada está transmitindo a doença para menos de uma pessoa, comprovando o resultado das medidas assertivas executadas pelo Governo para conter o avanço do novo coronavírus no estado. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que os meses de março, abril e maio foram meses muito complicados, onde o ritmo de contágio chegou a 3. “Hoje é importante entendermos que o nosso ritmo de contágio está abaixo de um, nós estamos vindo há pelo menos três ou quatro semanas, seja em São Luís ou no Maranhão, diminuindo bastante a curva de transmissão da doença. Vamos continuar fazendo testagem, estabelecendo medidas de vigilância e ampliando nossa capacidade hospitalar, para garantir atendimento e não permitir o colapso no nosso sistema de saúde”, ressalta. 

De acordo com a Plataforma Farol Covid, na capital maranhense, desde o dia 31 de maio o ritmo de contágio segue abaixo de 1 e nesta quinta-feira (02) encontra-se entre 0.7 e 0.8. Já o Maranhão também está há 24 dias com o ritmo de contágio está abaixo de 1 e hoje registra a taxa entre 0.8 a 0.9. Ambos os índices são considerados bons e com tendência de estabilização segundo a Plataforma. 

“Isso não quer dizer que estejamos aliviados, pelo contrário, continuamos em alerta. É possível que aconteça o aumento dos casos, se a população não continuar tomando os devidos cuidados, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Medidas que precisam ser mantidas mesmo com o retorno das atividades econômicas do Estado”, alerta o secretário da Saúde, Carlos Lula. 

Subnotificação 
Outro dado disponibilizado pela Plataforma é a taxa de subnotificação. Nesse quesito, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (2), o Maranhão se destaca entre os estados que mais testam e diagnosticam pessoas com a Covid-19. A cada 10 pessoas doentes, 7 são diagnosticadas. Um índice considerado bom e que deixa o estado como 11º colocado no ranking nacional, com 83.256 casos confirmados e 169.126 testes realizados.  

Plataforma Farol Covid 

A plataforma Farol Covid é uma ferramenta que fornece dados relacionados à Covid-19 atualizados diariamente a partir dos dados oficiais divulgados pelas secretarias estaduais de saúde. Os indicadores são: ritmo de contágio; taxa de subnotificação de pessoas contaminadas com o novo coronavírus; capacidade hospitalar; e taxa de isolamento social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.