Geral

Reunião discute situação da delegacia de Timbiras

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 29, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, o promotor de justiça Carlos Augusto Soares informou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, sobre a situação da delegacia de Polícia do município de Timbiras.

De acordo com Carlos Augusto Soares, titular da Comarca de Codó, respondendo por Timbiras, o prédio da delegacia está com a estrutura deteriorada, apresentando muitas rachaduras e infiltrações no solo e no teto. O local também não possui segurança e já foi alvo de furtos de documentos, equipamentos e veículos. “A delegacia está com risco de desabamento iminente”, enfatizou o promotor de justiça.

Um laudo da Vigilância Sanitária feito por solicitação do Ministério Público atestou a insalubridade do local.

Na sexta-feira passada, 22, a Justiça determinou a interdição da delegacia, como medida liminar, atendendo pedido do Ministério Público do Maranhão feito em Ação Civil Pública proposta, no mês de julho, contra o Estado do Maranhão. No entanto, a decisão foi derrubada nesta quinta, 28.

Há ainda uma outra ACP sobre a questão, datada de 2015, transitada em julgado, cujo cumprimento de sentença já foi determinado.

Presente na reunião, o delegado-geral do estado, Jair Lima de Paiva, informou que o imóvel onde se localiza a delegacia pertence à Prefeitura de Timbiras, o que seria um complicador para a realização de reformas no local por parte do estado.

Devido a esse fator, o promotor de justiça Carlos Augusto Soares se responsabilizou em pesquisar outro imóvel público para ser requisitado como alternativa ao atual prédio.

Também estive presente a corregedora-geral do MPMA, Themis Maria Pacheco de Carvalho.