Retiros católicos proporcionaram momentos de oração e louvor aos fiéis durante o Carnaval

Durante o período de carnaval, várias comunidades católicas no Maranhão promoveram retiros espirituais, oferecendo uma alternativa aos fiéis que buscavam vivenciar a oração, louvor e adoração.

Os retiros religiosos, como o Rebanhão, Renascer, Louvai, Adorai e Gaudete, contaram com o apoio do governo estadual e ocorreram desde o último domingo (11), até a terça-feira (13) de carnaval.

A Dra. Helena Duailibe, representando o governador Carlos Brandão, visitou os retiros, expressando o apoio do governo. “O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Políticas para as Comunidades (SEC), reconhece a importância de apoiar momentos de reflexão e fortalecimento da fé aos cidadãos maranhenses. Agradecemos ao governador Carlos Brandão pelo apoio”, afirmou a secretária.

Os eventos proporcionaram uma oportunidade às pessoas que optaram por dedicar o feriado prolongado a momentos de meditação e oração. Fran Morais, participante do retiro do Rebanhão, explicou: “Eu venho aos retiros de carnaval em busca de um ambiente mais tranquilo, de espiritualidade, reflexão, momento de oração e encontro com Deus, além de evitar a agitação típica das festividades carnavalescas”.

Renan Ferreira, presente no retiro da comunidade Shalom, compartilhou sua perspectiva: “Estou em busca de experiências que fortaleçam minha fé e espiritualidade. Portanto, o retiro de carnaval faz parte do entendimento que preciso investir tempo semeando silêncio, vivências com outras pessoas que desejam o mesmo e me colocar em locais que favorecem esse processo”.

O coordenador do Setor de Eventos da Comunidade Católica Shalom, Marcos Rodrigues, comentou sobre o apoio do governo nos retiros católicos: “Um grande incentivo para a realização dos retiros e sem dúvida uma colaboração que leva os retiros a terem uma qualidade melhor. Dando a oportunidade de famílias, jovens e crianças fazerem uma experiência com Deus. E esses incentivos têm, sem dúvida, um grande alcance na sociedade como um todo. Porque com mais vidas alcançadas pela fé, esperança e caridade, a sociedade se torna mais fraterna. E a secretaria também alcança sua missão em vista do bem comum de todos os homens”.

Já Gleyvison Cunha,  coordenador da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de São Luís (RCC), destacou o apoio do governo por meio da SEC. “Acreditamos que sem esse apoio, teríamos muitas dificuldades para realizá-lo, principalmente no que diz respeito às demandas estruturais, pois o encontro é gratuito e não tem foco em arrecadação”.