Reputação ilibada e notório saber jurídico são pré-requisitos para escolha do Quinto Constitucional

As eleições do Quinto Constitucional se aproximam e, para fazer a melhor escolha, é imprescindível considerar os pré-requisitos definidos pela Constituição Federal. Notório saber jurídico e reputação ilibada são algumas das características determinantes para os candidatos.

Daqui a pouco mais de 48 horas, os advogados maranhenses irão escolher, por meio de consulta direta, 12 representantes para a formação da lista sêxtupla de indicados da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB/MA) para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA). No momento da escolha, é imprescindível que os advogados levem em consideração a trajetória dos candidatos.

Para a Constituição Federal, há características indispensáveis para aqueles que almejam cargos nos tribunais do país sendo duas delas o Notório Saber Jurídico e a Reputação Ilibada. Enquanto a Reputação Ilibada está relacionada ao princípio da moralidade – essencial para qualquer atividade da administração pública -, o Notório Saber Jurídico representa a habilidade científica, a competência e os conhecimentos do Direito.

Tendo em vista estas exigências, 10 nomes se destacam por terem em seus currículos mais de 25 anos de atuação notável na advocacia. Saiba quem são:

Gilson Ramalho;
José Antonio Almeida;
Abdon Marinho;
Valeria Lauande;
Ana Brandão;
José dos Santos Ferreira Sobrinho;
Josineile Pedroza;
Riod Barbosa Ayoub;
Orlando Campos;
Petrônio Macedo.