O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Reitor Natalino Salgado cumpre agenda em Brasília e apresenta propostas e projetos para avanços na Universidade

Oreitor Natalino Salgado realizou, nessa quarta-feira, 11, uma visita à CAPES para apresentar os resultados alcançados com os cursos EAD da Universidade Aberta do Maranhão e discutir as ações para a Implantação do Polo Associado da UFMA em Alcântara. O reitor esteve acompanhado da coordenadora da Base Institucional de Alcântara, Mikele Sant’Anna, e da Diretora de Tecnologias Educacionais (DTED), Ana Emília Oliveira.

Na reunião, Ana Emília falou da importância dos cursos EaD para o desenvolvimento do Estado do Maranhão. Os representantes da CAPES parabenizaram os esforços realizados pela DTED para a redução da evasão nos cursos, a melhoria dos métodos avaliativos e as ferramentas de gestão e os resultados da avaliação dos cursos, a exemplo dos cursos de Letras e Física, que receberam, recentemente, a nota 5,0, em avaliação do Ministério da Educação.

A UFMA, durante a gestão do reitor Natalino Salgado, aumentou o número de cursos oferecidos, o número de estudantes e, também, o de polos. Na oportunidade, o reitor falou do Programa Nacional de Formação de Professores da Rede Básica e de sua importância para o crescimento do estado.

A agenda do reitor em Brasília também contou com uma reunião no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Secretaria de Pesca e Aquicultura. A comitiva da UFMA foi recebida pela secretária adjunta, Andreia Lins Ribas, que ficou interessada nas propostas de monitoramento da pescada amarela, projetos de Aquicultura, projetos de tecnologia aplicada à pesca e aquicultura e de ensino, apresentadas pelo reitor, que destacou a importância da atividade pesqueira na região e a necessidade de consolidação do curso, ilustrando a possibilidade da criação da base avançada no município de Cururupu, localizado a 107 km de Pinheiro, onde funciona o curso de Engenharia de Pesca, da UFMA.

O reitor agradeceu o financiamento do projeto, coordenado pelo professor Danilo Francisco Correa Lopes, na área de avaliação dos estoques de camarões do Maranhão. Essa reunião, contou com a presença da egressa do curso de Engenharia de Pesca Sandy Lima, formada na primeira turma e que integra, atualmente, o quadro de funcionários da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Novo curso na UFMA

Em reunião no Ministério da Educação, o reitor Natalino Salgado conseguiu recursos para a conclusão de obras e, também, código de vagas para implantação de um novo curso de Engenharia, vinculado ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), o de Engenharia de Transporte, com ênfase em Porto, e Engenharia Mecatrônica.