O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Realizado primeiro encontro do Grupo Reflexivo para Homens

Foi realizado na última quinta-feira, 11, na sede da 2ª Promotoria de Justiça de Rosário, o encontro inaugural do Grupo Reflexivo para Homens Rosa Rio, implementado para reeducar requeridos de Medidas Protetivas de Urgência contra atos de violência doméstica. O objetivo é fazer os participantes compreenderem a natureza, origem e implicações dos atos violentos.

O grupo segue a metodologia proposta pelo Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento a Violência de Gênero (CAO-Mulher), do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

O Grupo Rosa Rio fornecerá atendimento especializado a acusados ou envolvidos em casos de violência doméstica. Também contribuirá para a redução da reincidência deste tipo de violência.

“Não adianta somente adotar ações repressivas contra o agressor. Além da responsabilização jurídica, é urgente a intervenção para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher e desenvolver ações para mudança de atitude, abrangendo todos os envolvidos na questão”, explica uma das coordenadoras da iniciativa, a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Rosário, Fabíola Fernandes Faheina Ferreira.

Além da representante do MPMA, coordenam o projeto a secretária municipal de Assistência Social, Francisca Daniele Matos, e as integrantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Rosário, a assistente social Geise Silva e a psicóloga Kelly Santana.

COMO FUNCIONA

O grupo será implementado a partir de medidas cautelares impostas por meio de ações ou medidas protetivas aos agressores ou no cumprimento de sentenças.

As reuniões terão de cinco a oito participantes. Serão realizados 10 encontros semanais, durante dois meses e meio, até setembro deste ano. Os encontros acontecerão presencialmente na sala da 2ª Promotoria de Justiça de Rosário ou, de forma virtual, por meio de link, fornecido pelas equipes da Promotoria de Justiça e do CREAS.

Os participantes serão avaliados por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais e os relatórios serão encaminhados à 2ª Vara Criminal. 

PARCEIROS

Além do Ministério Público, o Grupo Reflexivo tem o apoio das Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Educação (Semed), Conselho Tutelar, Procuradoria-Geral do Município, Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores e Conselho Municipal de Defesa da Mulher de Rosário.

Também são parceiros na iniciativa a Delegacia de Polícia de Rosário, a Unidade

Prisional, a Patrulha Maria da Penha, a Superintendência da Mulher, associações, Igrejas Católica e Evangélica, além de convidados externos.

O próximo encontro do Grupo Reflexivo para Homens Rosa Rio ocorrerá nesta quinta-feira, 18 de julho.