Queda na taxa de analfabetismo no Maranhão é destacada por deputado Eric Costa

Em pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (14), o deputado Eric Costa (PSD) destacou a queda de 2,5 pontos percentuais na taxa de analfabetismo no Maranhão. O parlamentar parabenizou o governo pelos índices positivos alcançados.

O parlamentar também enalteceu o trabalho desenvolvido pelo secretário de Educação, Felipe Camarão; pelo adjunto da pasta, Anderson Lindoso, e por toda equipe da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

“Nós sabemos que a educação é a base para o desenvolvimento de qualquer país. É por meio da educação, da alfabetização, que nós daremos oportunidades ao nosso povo de melhorar sua qualidade de vida”, afirmou Eric Costa.

O parlamentar registrou que os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Penad), no Maranhão, apresentam significativa redução na taxa do analfabetismo: em 2019, a taxa era 14,6. Já dados divulgados em relação a 2022, foi de 2,5 pontos.

O que nós temos que registrar é que nós estamos no caminho certo e que as ações do governo estadual estão surtindo efeito. O Maranhão, de 2019 a 2022, foi o estado que mais avançou”, afirmou.

Campo

Ao relatar um episódio ocorrido na cidade de Açailândia, onde uma propriedade foi invadida, Eric Costa cobrou a necessidade de haver segurança jurídica no meio rural.

“Não é recente essa invasão. Essa propriedade já foi motivo de litígio judicial, que saiu da comarca de origem, foi recorrido ao Tribunal de Justiça, chegou até o Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a reintegração de posse dessa propriedade. Então, o que nós estamos observando é um desrespeito à lei, o não cumprimento das decisões judiciais, pois, hoje, essa propriedade ainda se encontra ocupada”, disse.