O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Quais são os mitos e verdades sobre o banho de imersão?

Banho de imersão: Mitos X Verdades

O banho de imersão é uma prática muito comum entre pessoas que possuem banheiras em suas casas. O processo consiste em imergir todo o corpo na água durante o banho, sendo necessário que a água esteja em uma temperatura igual ou pouco maior a do corpo humano.

Esses banhos são capazes de promover benefícios reais para a saúde e bem-estar de quem o realiza, como aliviar dores, diminuir estresse e ansiedade, ajuda a melhorar o sono e relaxar totalmente a musculatura corporal, principalmente se o equipamento for adquirido com a BBB Banheiras que oferece alta qualidade em todos os modelos disponíveis!

Mesmo com tantos benefícios e sendo uma prática tão simples, existem muitos mitos e verdades que são ditos sobre o banho de imersão, sendo capazes de gerar muitas dúvidas em quem deseja realizá-lo em casa.

Para te ajudar vamos mostrar quais são esses mitos e verdades, e principalmente, como realizar esse banho tranquilamente em sua casa!

Não é possível realizar o banho de imersão sem sais de banho

Mito. Produtos como, sais de banho, óleos essenciais, óleos corporais, aromatizadores e outros, são ótimas opções para garantir máximo relaxamento durante o banho de imersão em uma banheira de canto. Mas, eles não são itens obrigatórios, sem eles é possível alcançar ótimos resultados, basta garantir que água esteja limpa e na temperatura ideal.

Então se você não quer investir nesses produtos não se preocupe, o seu banho será tão relaxante e benéfico quanto qualquer outro.

A água não pode estar muito quente

Verdade. A água muito quente pode prejudicar muito e não oferecer os resultados esperados. Primeiro, a temperatura do corpo será elevada assim que sair da banheira e consequentemente você irá suar, deixando de lado toda sensação de frescor e relaxamento. Segundo, ela pode causar o ressecamento da pele e resultar em dermatites cutâneas.  

Por essas razões, é fundamental que independentemente do modelo usado, seja uma banheira vitoriana ou com hidro, a temperatura esteja entre 32°C e 37°C. 

Não existe um tempo máximo para acabar o banho de imersão

Mito. Seja de imersão ou não, o banho em uma banheira redonda precisa durar no máximo 20 minutos, o ideal é que não passe disso em nenhum dos dias que o processo for realizado.

Ficar mais tempo na água pode causar os seguintes problemas: elevação da temperatura corporal, irritação na pele, desidratação, tontura, falta de ar, dor de cabeça e até impactos diretos na pressão sanguínea.

Bebês devem tomar banho de imersão

Verdade. É recomendado por diversos pediatras que os bebês tomem banho de imersão em banheira, mas garantindo que a água não ultrapasse o pescoço para que não entre água nos ouvidos. Essa recomendação acontece, pois o banho de imersão pode proporcionar os mesmos benefícios em crianças e adultos.

Banho de imersão é perigoso

Mito. Algumas pessoas têm um certo receio em relação a imergir na água durante o banho, principalmente por medo de se afogar em uma banheira. No entanto, de maneira geral, essa prática não apresenta perigo algum, a não ser que você não tenha condições físicas para realizá-la sozinho.

Se o caso for esse, peça o auxílio de alguém para que o banho possa ser realizado e no caso de crianças é ideal que os pais estejam acompanhando durante todo o momento.

Depois do banho você dorme mais rápido

Verdade. O relaxamento proporcionado pelo banho te ajudará no momento do sono. Isso acontece principalmente, porque, os músculos ficam relaxados quando entram em contato com a água quente e consequentemente o relaxamento mental acontece.

Ao sair do banho, com certeza o corpo estará mais mole e sem tensões que possam implicar com o seu sono.

Como realizar um banho de imersão completo?

Para realizar um banho de imersão você precisará de uma banheira, podendo ser de qualquer modelo, como uma banheira retangular. Encha a banheira e garanta que a água esteja na temperatura ideal.

Se quiser algo diferenciado aposte em sais de banho, óleos essenciais ou até mesmo algumas ervas que ajudam no processo de relaxamento. Se a sua banheira tiver a função hidro, utilize e lembre-se de ficar no máximo 20 minutos na água.

Com essas dicas e sabendo de todos os mitos e verdades sobre essa prática tão benéfica, o momento do banho será muito mais especial e capaz de garantir bem-estar para você, e para todos que moram em sua casa!